quinta-feira, 18 de março de 2010

Bancário: Profissão Perigo
.
Média de dois assaltos a bancos
por mês no Maranhão este ano
Relatório do Sindicato dos Bancários revela que, de janeiro de 2009 a
março de 2010, foram registrados 31 ataques a agência bancárias no Maranhão
.
Um dado alarmante: 90% dos assaltos em agências bancárias ocorrem no interior do estado. O sindicato da categoria atribui o alto índice à falta de segurança policial e reduzido efetivo nas delegacias.
Há alguns dias, comunidade de dois municípios do interior do estado viveram momentos de terror. Tiros, reféns e violência marcaram assaltos às agências do Basa e Bradesco, respectivamente em Alto Parnaíba e Santa Luzia do Paruá.
Neste último, a morte de um bancário alarmou a categoria. Relatório da entidade revela que, de janeiro de 2009 a março de 2010, foram registrados 31 assaltos a agência bancárias. Quatro só este bimestre. O interior foi alvo de 28 investidas.
A pesquisa aponta ainda as datas de pagamento e recebimento de convênios como sendo os períodos de maior incidência dos assaltos. As agências dos bancos Bradesco e Banco do Brasil são as mais visadas por lidarem com dinheiro de convênios federais (repasses de Fundeb, FPM etc) e do pagamento de funcionalismo público.
O Banco do Brasil sofreu 20 de assaltos entre 2009 e 2010, ou seja, 64,51% dos registros. A agência do Bradesco teve seis registros, seguido pelo Banco Real com três, com uma ocorrência cada um os bancos Basa e Banco do Nordeste.
Na capital, a lista aponta três investidas contra agências do Banco Real, todas instaladas em faculdades da capital.
“Todo o período acaba sendo propicio, pois as agências fazem transações em datas distintas e são sempre alvo fácil”, diz o presidente do Sindicato dos Bancários, David Sá Barros. (O Imparcial)

Nenhum comentário: