quarta-feira, 17 de março de 2010

CAIXA DE PINHEIRO-MA
Deputados acusam Caixa Econômica
Federal de maltratar clientes
.
Os deputados Vitor Mendes (PV), Rigo Teles (PV) e Penaldon Jorge (PSC) denunciaram nesta semana, da tribuna da Assembleia Legislativa, o desrespeito com que a Caixa Econômica de Pinheiro trata seus clientes e a população de toda região da Baixada, que diariamente precisam de seus serviços. O deputado Victor Mendes disse que não ficará só nas palavras e que acionará a Justiça para que a Caixa tome providências concretas no sentido de resolver o problema.
O primeiro a fazer a denúncia foi o deputado Victor Mendes. Segundo o parlamentar, a situação das pessoas que precisam diariamente dos serviços da Caixa é de humilhação e que chega a ser desumano.
O deputado passou de mão em mão fotos que revelam o flagrante desrespeito com a pessoa humana e a triste realidade do dia-a-dia de quem busca os serviços da Caixa Econômica Federal de Pinheiro.
As fotos mostravam filas gigantescas do lado de fora do banco, que começam a se formar ainda de madrugada e que mais parecem as filas do SUS.
“Essa desumanidade começa de madrugada e vai até quase três, quatro horas da tarde, essas pessoas às vezes tem o dinheiro da passagem, não tem dinheiro para comer, não tem dinheiro para um cafezinho, passam fome na fila sob o sol, e a fila, acho que na última foto, ela dobra o canto”, relata Mendes.
De acordo com o parlamentar, a Caixa Econômica Federal de Pinheiro não suporta a grande demanda, já que é responsável pelo atendimento de pelo menos 15 municípios da região da Baixada. Ele explica ainda que apesar dos serviços de casas lotéricas e de alguns postos avançados da Caixa, tudo converge para a Caixa de Pinheiro. Depois de algumas denúncias ficou a promessa da construção de uma grande agência em Viana, o que nunca aconteceu.
Victor Mendes disse que o problema já vem sendo denunciado por ele desde 2008 e até agora nada foi feito. “O que existe é apenas uma promessa de reforma e ampliação que já se arrasta por dois anos”.
O deputado Rigo Teles aproveitou as denúncias contra a Caixa Econômica Federal para registrar o Dia do Consumidor. O parlamentar disse que infelizmente essa é uma prática de muitos bancos privados ou do governo, como Banco do Brasil, Basa, Caixa Econômica, BNB e outros.
Rigo Teles sugeriu ao deputado Victor Mendes que leve o problema da Caixa, de Pinheiro, ao superintendente regional José Carlos, que segundo Rigo Teles, representa muito bem a Caixa Econômica no Maranhão, e que não deve ter conhecimento da gravidade do caso, que para o parlamentar é de “desumanidade para com as pessoas mais necessitadas, pessoas que não têm como chegar à Caixa Econômica a não ser através de uma fila, e que enfrenta uma fila nessas condições precárias para que possam ser atendidas pela Caixa Econômica Federal ou por qualquer agência bancária, dentre elas, as agências bancárias do nosso Estado”.

Para o deputado Penaldon Jorge, o problema é grave e merece a atenção de todos. Segundo o deputado do PSC, o assunto incomoda há muito tempo. “Há mais de uma década, que a Caixa Econômica de Pinheiro funciona no mesmo prédio de maneira precária e com um péssimo serviço e durante esse tempo ainda não conseguiu dar uma resposta para a sociedade e para seus consumidores”, afirmou.
Penaldon disse que na semana passada esteve com o gerente da Caixa de Pinheiro, o senhor Abdias, que o levou para olhar as instalações do que está feito, e constatou o grande atraso nas obras. “É uma obra que está se arrastando há mais de dois anos. Eles compraram uma área significativa no fundo do prédio onde funciona a Caixa, a empresa não conseguiu colocar dentro do cronograma físico para que fosse executado”.
Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, o deputado Penaldon Jorge, informou que a Assembleia designará a comissão para verificar in loco a triste situação da população que precisa usar os serviços da Caixa Econômica de Pinheiro. (Jornal Atos e Fatos)

Nenhum comentário: