domingo, 7 de março de 2010

Com patrocínio da Caixa...
Garotada impressiona os veteranos
nas eliminatórias do Oi Vert Jam
.
Em um dos poucos esportes no qual se valoriza mais o amor e a vontade de se arriscar do que propriamente a competição, o Oi Vert Jam reúne este ano os maiores skatistas da atualidade. Mas o que impressionou mesmo nesta sexta-feira de eliminatórias foi a garra dos veteranos em contraste com a qualidade da nova geração na primeira bateria, a mais forte do dia.
Prova disso é que os três melhores colocados nas eliminatórias saíram dela. A ordem foi: Paul Luc Rochetti, Pedro Barros, Lincoln Ueda, Mizael Simão, Josh Stafford, Ronaldo “Rony” Gomes, Jussi Korhonen, Neal Hendrix, Edgar Pereira (“Vovô”) e Vítor Simão.
A competição segue neste sábado com as semifinais e vai até domingo na arena montada na Lagoa Rodrigo de Freitas. Sérgio Fortunato “Negão”, de 47 anos, e Marco Aurélio Fonseca, ou “Jeff”, de 41, viram um show do inglês Paul Luc, de apenas 16.
Paul, que mora em San Diego, na Califórnia, arrancou aplausos com um 540° McTwist, e foi seguido de perto pelo brasileiro Pedro Barros, de 14 anos, que também usou variações de 540° em aéreos altíssimos. Mas a terceira maior nota do dia ficou com um veterano: Lincoln Ueda (35 anos), o “Japonês Voador”.
Sensação brasileira, Pedro Barros começa a levar vida de gente grande aos 14 anos. Anda sobre quatro rodinhas desde os dois. Tem motivo: sua mãe, Mari, pratica skate e, por causa dela, seu pai, André, também começou no esporte. Hoje, diz ele, antes de construir uma nova casa, eles fazem a pista. Na moradia atual, em Florianópolis, ele treina em um bowl (pista redonda, semelhante a uma piscina vazia).
“É demais isso, porque a gente faz para se divertir e, às vezes, dá certo e se consegue mais do que isso. Eu sempre tento me divertir na pista. Ando de skate desde os dois anos, meus pais me dão todo o apoio. Procuro ouvir os veteranos, porque eles estão há muito mais tempo nesse meio e têm muita experiência para passar”, afirmou Pedro, que tem como ídolos Bob Burnquist, Marcelo Kosake e Lincoln Ueda. “Foi uma honra andar com o Ueda hoje, até porque é muito meu amigo. Estamos no mesmo hotel. Ele me deu a maior força”.
Paul Luc, doido para conhecer o Cristo Redentor, já conseguiu dar umas voltas pelo Rio antes de arrebentar no half-pipe. Disse estar impressionado com o nível da competição, que está na sua décima edição.
“O nível está muito alto, fiquei realmente surpreso. É a minha primeira vez no Brasil e quero ver o Cristo. A competição será bem complicada. Só quero chegar à final e ver o que acontece”, afirmou. Na avaliação do mais experiente do bando, Sérgio Negão, este ano não vai dar para a molecada, apesar da consistência das voltas de Paul Luc e Pedro.
Explica-se: neste sábado se juntam aos dez classificados nas eliminatórias outros dez skatistas, entre ele as lendas Burnquist e Sandro Dias, o “Mineirinho”, e o atual campeão mundial de vertical e vencedor do Oi Vert Jam em 2009, o australiano Renton Millar. IG

Nenhum comentário: