quarta-feira, 1 de julho de 2009

Diretoria da Fenae debate reestruturação na
Fenae Corretora e planejamento estratégico para 2009
No caso do planejamento estratégico,
uma das prioridades é manter a
discussão sobre as condições de trabalho na Caixa

A Diretoria Executiva da Fenae esteve reunida ontem, em Brasília (DF), para discutir assuntos como reestruturação da Fenae Corretora, o planejamento estratégico para 2009 e diversos outros temas de interesse dos empregados da Caixa Econômica Federal.
.
Na ocasião, o diretor-superintendente da holding FPC Participações Corporativas S/A do Grupo Fenae, Alexandre Monteiro, informou que houve a substituição de parte do quadro gerencial e executivo da Fenae Corretora, em razão dos objetivos estratégicos para 2009/2010.
Segundo ele, esses objetivos são os seguintes: executar todas as atividades de pós-venda das operações de seguros sob responsabilidade da Corretora, internalizar o processo de comercialização de todos os negócios envolvendo o pessoal da Caixa, implantar novo modelo de gestão comercial para distribuição de seguros na rede Caixa e implantar modelo de negócios com soluções integradas de seguros para construção civil em todo o ciclo de relacionamento
Para abrigar essa nova estrutura, o Grupo Fenae adquiriu salas comerciais no edifício Liberty Mall, espaço que será ocupado por empregados da holdind FPC Participações Corporativas e do programa PAR. A área de tecnologia da Fenae Corretora também está passando por mudanças. Para isso, uma empresa foi contratada para fazer consultoria e levantar um diagnóstico completo da área, de modo a aperfeiçoar processos e aproveitar melhor os investimentos.
Planejamento estratégico
Uma das prioridades do planejamento estratégico da Fenae para 2009 é manter a discussão sobre as condições de trabalho como tema prioritário. O assunto vem sendo pautado diariamente na campanha pela contratação de mais empregados na Caixa, além de constar na pauta de negociação permanente com a direção da empresa.
Devido a isso, a campanha “Mais empregados para a Caixa – Mais Caixa para o Brasil” será intensificada em todo o país. A comemoração do Dia dos Aposentados (24 de janeiro) também foi uma das ações estratégicas, realizada com sucesso no início deste ano. A ação foi tão positiva que vai entrar no calendário de atividades da Fenae em 2010.
As Apcefs deverão enviar seus projetos de comemoração para a Fenae até a próxima reunião do Conselho Deliberativo Nacional (CDN), que será realizada em agosto, ocasião em que o CDN vai avaliar as propostas e discutir o orçamento. A Corrida do Pessoal da Caixa também fez parte das ações estratégicas e integrou as comemorações do aniversário de 38 anos da Fenae, completados em 29 de maio.
Algumas Apcefs não realizaram o evento, mas nos locais onde o evento ocorreu o sucesso foi grande, reunindo em média 80 atletas. A assessoria econômica da Fenae está oferecendo apoio às Apcefs em forma de consultoria, medida que faz parte do trabalho de integração da Fenae com as Apcefs. Para solicitar a consultoria, a associação deverá entrar em contato com a secretaria da Fenae, em Brasília.
De abril a junho, a Fenae contratou uma consultoria especializada para ampliar a efetividade da comunicação. Após diversas reuniões foi criado um novo modelo de organização, que inclui uma Gerência de Comunicação. O novo gestor será contratado em breve. Neste ano, entre as ações que terão a participação da Fenae, os destaques são o Simpósio dos Aposentados, o passeio sobre rodas não-motorizadas e a festa do Saci, que será realizada em outubro, em contraponto ao Halloween, tradicional nos Estados Unidos.
O formato dessas ações/participações será definido na próxima reunião do CDN. Funcef A vice-presidente da Fenae e conselheira eleita da Funcef, Fabiana Matheus, informou que a Caixa finalmente pagou a dívida de R$ 246,6 milhões, relativa ao aporte suplementar para mudança da tábua de mortalidade para AT-83 M&F, em benefício de assistidos da Prevhab transferidos para a fundação no processo de adesão ao REB.
Ela reiterou que a pressão dos conselheiros eleitos da Funcef foi fundamental para que a Caixa pagasse a dívida. Fabiana solicitou a todos os diretores que ampliem a divulgação dos boletins eletrônicos produzidos pela Fenae, referentes aos trabalho dos representantes eleitos na Funcef. Os boletins podem ser acessados pelo banner ou pela seção “Atuação Funcef”, disponíveis no portal da Fenae: www.fenae.org.br. Campanhas As campanhas “Fome de Justiça – Tíquete na Aposentadoria” e “Mais empregados para Caixa – Mais Caixa para o Brasil” também foram discutidas, com decisão pelas suas prorrogações.
Os diretores da Fenae vão intensificar essas duas campanhas em seus estados e continuar colhendo assinaturas, uma vez que o prazo para coleta foi ampliado para 31 de julho. Em relação à campanha do tíquete, a posição das entidades é defender o auxílio como um benefício continuado, ao contrário da proposta apresentada pela Caixa, que quer pagar o valor de uma só vez, por meio de Comissão de Conciliação Prévia (CCP).
Na campanha por mais empregados, o Sindicato dos Bancários de Brasília tem feito a coleta de assinaturas em diversos pontos do Distrito Federal, com a ajuda dos concursados que ainda não foram chamados para ocupar os cargos. A Caixa prorrogou a validade do concurso para julho do ano que vem. Em meados de 2008, a empresa estava com 78.500 empregados em seu quadro próprio e foi autorizada pelo Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (Dest), vinculado ao Ministério do Planejamento, a contratar mais três mil novos bancários.
Mas, até agora, um ano depois, a empresa está ainda com 80.500 trabalhadores, quando poderia ter chegado a 82.500. Ou seja, o ritmo de contratações está muito lento e quem está sofrendo as conseqüências são os empregados, que estão sobrecarregados. É importante que as mobilizações e atos continuem por todo o país. Jogos da Fenae e Regionais Os primeiros Jogos Regionais Sul e Sudeste deste ano aconteceram em Curitiba (PR).
Segundo o presidente da Fenae, Pedro Eugenio, o evento foi um sucesso, e acrescentou: “Esse modelo que, pela primeira vez reúne estados do Sul e do Sudeste, tem tudo para continuar nos próximos anos”. Além dessa novidade, novas modalidades foram incorporadas: futebol soçaite para veteranos, futsal feminino (que contou com a participação de quatro estados), basquete feminino (três estados) e vôlei feminino máster.
O diretor executivo da Fenae e presidente da Apcef/MG, Paulo Roberto Damasceno, avaliou que os jogos foram um laboratório para testar os Jogos da Fenae em 2010. Pedro Eugenio ressaltou que os atletas estão reconhecendo o papel da Fenae nos jogos e estão elogiando bastante a organização e o trabalho realizados. Os demais Jogos Regionais já estão definidos. De 4 a 7 de setembro, vão acontecer os do Norte, em Porto Velho (RO), e do Centro-Oeste, em Campo Grande (MS).
Em Campo Grande, foi inaugurada uma quadra coberta, onde vai ocorrer grande parte dos eventos protagonizados pelos atletas da região do Centro-Oeste. De 30 de outubro a 2 de novembro, serão realizados os Jogos Regionais do Nordeste, em São Luís (MA), onde também está sendo construída uma quadra coberta.
Os Jogos da Fenae, por outro lado, serão realizados em Fortaleza (CE), em 2010. O projeto de construção de um ginásio coberto na sede da Apcef/CE foi aprovado e as obras vão iniciar-se em breve. Responsabilidade social O Comitê de Responsabilidade Social da Fenae realizou um planejamento estratégico para 2009 e detectou a necessidade de criar a Gerência de Responsabilidade Social Empresarial para o Grupo Fenae.
O setor foi criado recentemente e é composto pelo gerente de responsabilidade social empresarial, David Borges, e pela analista de responsabilidade social, Denise Viana. Ainda no quesito responsabilidade social, houve a apresentação dos resultados do trabalho desenvolvido pelo projeto “Movimento Solidário” da Fenae, em Caraúbas do Piauí. Informações sobre o assunto estarão disponíveis na edição maio/junho da revista FENAE AGORA, a circular em breve. CEE/Caixa O diretor de Administração e Finanças da Fenae e coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), Jair Pedro Ferreira, informou que vai acontecer a 11ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, em São Paulo, no período de 17 a 19 de julho.
Jair informou ainda que a plenária sobre a proposta do PCC foi realizada pelo pessoal da Caixa no dia 16 de junho, ocasião em que houve a discussão e definição sobre os principais pontos. Dia 8 de julho, está prevista a realização do Dia Nacional de Luta por um PCC digno. No início desta semana, foi assinado o aditivo ao acordo coletivo de 2009 para os profissionais do quadro de carreira.
O salário inicial vai para R$ 6.199,00, retroativo a 1º de abril. Jair fez ainda uma avaliação da greve dos profissionais, considerada por ele muito importante, não só pela mobilização, mas também pelo fato dos advogados terem entrado em greve pela primeira vez. Segundo ele, a Caixa está consciente de que os valores continuam baixos, acrescentando: “Nesse último concurso, em Brasília, foram chamados 10 advogados e só um assumiu o cargo, por causa dos baixos salários.”
O problema das substituições dos terceirizados também está sendo discutido nas negociações permanentes. A empresa informou que o Termo de Ajuste de Conduta (TAC), assinado para suprimir as terceirizações nessa área, está sendo cumprido por etapas. A Caixa admitiu confusão no processo, sobretudo nos primeiros dias, e dificuldade de aliar a necessidade de ajuste à dotação orçamentária.

Nenhum comentário: