terça-feira, 4 de agosto de 2009

Continua hoje o 10º Congresso
Nacional da CUT
.Realizado em São Paulo,
no Centro de Convenções -
Expo Center Norte, o 10º
Congresso Nacional da CUT
(CONCUT) continua até dia 7.
.
O evento reunirá até o dia 7 cerca de 2,5 mil delegados de todo o País, representando todas as categorias e setores de atividade, irão debater e elaborar estratégias e calendário de ação sindical para os próximos três anos, bem como eleger a direção da entidade para o mandato 2009-2012
O congresso tem início com o Seminário Internacional "Crise e Estratégias Sindicais", que acontece nesta segunda e terça-feira. Segundo o secretário de Relações Internacionais da CUT, João Antonio Felício, o seminário internacional visa "analisar o cenário atual de crise financeira e econômica e as perspectivas pós-crise, buscando construir estratégias sindicais de enfrentamento e disputa de um modelo de desenvolvimento alternativo ao hegemônico".
Entre outras importantes contribuições, o Seminário contará com a participação de:
Ladislau Dowbor, economista e professor da PUC São Paulo; ministro Luiz Dulci, Secretário Geral da Presidência da República do Brasil; Laís Abramo, diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho - OIT no Brasil; Mark Weisbrot, Co-diretor do Center for Economic and Policy Research; John Evans, Secretário Geral da TUAC/OCDEl; Samuel Pinheiro Guimarães, Secretário Geral do Itamaraty; Theotonio dos Santos, economista; Ricardo Abramovay, professor titular do Departamento de Economia da FEA; Sharan Burrow - Presidenta da ACTU e da integrante da CSI; Victor Baez, Secretário Geral da Confederação Sindical das Américas - CSA/CSI; Kouglo Lawson Body, Coordenador de Políticas Sociais e Econômicas da CSI África. Coordenarão as mesas, além de João Felício, o presidente da CUT, Artur Henrique; o secretário-geral, Quintino Severo e a secretária nacional da Mulher Trabalhadora, Rosane Silva.
.
Destaques
.
O ato político de abertura oficial do 10º CONCUT acontece amanhã, dia 4, a partir das 19h. Estarão presentes lideranças sindicais, ministros, representantes de governos e partidos e parlamentares.
Nesta quarta, 5, a senadora Marina Silva e a professora Tânia Bacelar fazem um debate em torno do tema "Desenvolvimento, Soberania e Democracia", a partir das 11h.
No dia 6, em horário a ser confirmado, o ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente, assina acordo com a CUT para outorgar aos sindicatos papel de formulação e fiscalização de projetos de proteção ambiental em empresas públicas e privadas, de todos os setores de atividade.
Será o início de uma nova representação sindical, nos locais de trabalho, já informalmente chamada de "CIPA Ambiental". No dia 7 será eleita e tomará posse a nova Direção Nacional para o período 2009-2012.

Nenhum comentário: