terça-feira, 27 de outubro de 2009

27 de Outubro
Dia Mundial do Coração
Pesquisa revela aumento de 25,4% do
mau colesterol na população brasileira
.
Pesquisa realizada por uma empresa que comercializa planos de saúde mostrou que aumentou de 18% para 25,4% o nível do mau colesterol na população entre os anos de 2004 e 2008 (dados da Agência Brasil).
O levantamento coletou os dados relativos a 43.165 de seus clientes com idades entre 20 e 49 anos, em 12 estados.
O objetivo foi alertar a população sobre as doenças cardiovasculares em função do Dia Mundial do Coração, comemorado hoje.
O problema aparece nos homens com maior frequência, mas na população feminina, o aumento ocorreu num ritmo mais intenso.
Enquanto entre os homens o índice pulou de 21,8% para 26,4%, entre as mulheres o crescimento foi de 14,4% para 23,7%.
E na data dedicada ao músculo mais importante do corpo humano, o cardiologista e professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão, doutor José Albuquerque, faz um esclarecimento a respeito desse elemento, o colesterol, que é um dos principais responsáveis por esse tipo de doença.
Mas para tratar de malefícios causados por esse elemento é necessário, primeiramente, entender o que ele é.
Colesterol bom x colesterol ruim
“O colesterol é essencial à vida”, afirma Albuquerque. Essencial porque está presente em todas as células, na composição da parede celular, e, também, nas reações enzimáticas e na formação de alguns hormônios. Mas há dois tipos desse elemento no organismo.
O primeiro, o HDL (colesterol de alta densidade), o chamado bom, serve de proteção para a saúde cardiovascular.
O segundo, o LDL (baixa densidade), está associado à formação de placas de gordura que podem determinar a obstrução dos vasos sanguíneos.
“Os fatores para aumento do LDL são hábitos de vida que a sociedade moderna apresenta, como sedentarismo, obesidade e ingestão excessiva de alimentos ricos em gordura”, explica o cardiologista.
Segundo dados da Agência Brasil, o mau colesterol é responsável por 250 mortes no mundo, a cada ano.
Por que aumentou?
Por que mais intensamente com mulheres? “Aumentou a exposição das mulheres a situações intensas de trabalho, atmosfera, sedentarismo e obesidade”.
Albuquerque comenta que fatores como estes, anteriormente, eram mais comuns aos homens. Como combater este mal?
Mudanças simples nos hábitos são eficazes no combate ao aumento do mau colesterol. Atividades físicas regulares e uma dieta adequada com consumo de frutas, legumes, verduras, carnes magras, peixe e frango.
Perfil José Albuquerque de Figueiredo Neto é doutor em Cardiologia pelo Instituto do Coração – USP (Incor) e especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Atualmente é professor adjunto de Cardiologia na Universidade Federal do Maranhão.
UFMA/ASCOM

Nenhum comentário: