terça-feira, 21 de abril de 2009

CHAPA 2:
RESPEITAR AS DECISÕES DA CATEGORIA
SUPERAR O ISOLAMENTO
E AVANÇAR NA LUTA!

A CHAPA 2
1.
As bancárias e bancários do Maranhão irão às urnas nos dias 19, 20 e 21 de maio deste ano para eleger a nova direção do Sindicato dos Bancários do Maranhão.
2. Duas chapas concorrem à direção da entidade. A Chapa 2 une a experiência com a renovação: temos membros da atual diretoria e muitos bancários e bancárias que se iniciam no movimento. Primamos também pela diversidade: temos bancárias e bancários de todos os bancos, de vários credos e sem distinção de raça ou cor.
3. E o que é também muito importante: temos a oportunidade histórica de, em 74 anos de existência de nosso sindicato, eleger a primeira presidenta de nossa entidade. E não se trata de uma mulher qualquer, é Rosário Braga, uma mulher aguerrida e combativa, com um longo currículo de serviços prestados a luta dos bancários e das bancárias do Maranhão. Rosário Braga é uma mulher com uma biografia forjada na defesa incessante dos direitos e interesses da nossa categoria.
NOSSOS PRINCÍPIOS
4. Três pontos básicos norteiam a nossa chapa:
1) O resgate da DEMOCRACIA: o respeito às decisões da categoria em todas as suas instâncias. A direção não pode ignorar o resultado do plebiscito com a participação de quase 85% dos bancários e bancárias do Maranhão. Não pode financiar movimentos que se oponham a vontade da maioria dos bancários e bancárias do nosso Estado e nem rejeitar Minuta de Reivindicação aprovada em foro de decisão nacional com a participação de nosso sindicato, aprovando minutas que não serão negociadas.
5. 2) Queremos UNIDADE na ação, por isso defendemos mesa única de negociação para tratar das questões gerais da categoria e mesas específicas para negociar o que é particular de cada banco. Defendemos campanha unificada com bancários da rede pública ajudando na mobilização dos da rede privada. Em busca dessa unidade, nossa Chapa 2 junta bancários e bancárias das duas principais Centrais Sindicais do País: da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).
6. 3) Queremos sair do isolamento em que se encontra nosso sindicato. Queremos participar dos debates nacionais que têm impacto sobre a vida de cada bancária, de cada bancário. Queremos ocupar nosso assento no Comando de Negociação de nossos acordos; participar das Comissões de Empresas e de todos os fóruns que digam respeito aos trabalhadores e trabalhadoras bancárias.
7. Temos a convicção de que com DEMOCRACIA E UNIDADE, teremos mais chances de AVANÇAR na luta e nas conquistas para bancárias e bancários do nosso Maranhão e do Brasil, já que temos o orgulho de ser das raras categorias do país a celebrar acordo de âmbito nacional.
8. A categoria já deu provas de que não acredita em discursos inconseqüentes, nem tolera radicalismos despropositados. Prova disso são as seguidas derrotas que eles, da CONLUTAS, têm experimentado em disputas pelo território nacional. A última foi no final de março no Sindicato dos Bancários do Rio onde foram vencidos com mais de 82% dos votos.
9. Somos conscientes da necessidade de mudanças, por isso apontamos o caminho da participação para disputarmos com as nossas opiniões os rumos da nossa organização.
AVANÇAR SEMPRE
10. Desde o final dos anos 80 e mais precisamente a partir de 1991, quando o MOB/CUT ganhou a eleição estamos construindo um Sindicato de luta, no diálogo com a categoria e a sociedade e no enfrentamento com o capital. Entre tantos outros avanços, democratizamos nosso Estatuto, criamos as Regionais para aumentar a participação dos bancários e bancárias, criamos o Conselho de Delegados Sindicais, que lamentavelmente não tem sido convocado a se reunir, construímos um confortável auditório, reformamos a sede social, já precisando de nova reforma, e por último construímos um Centro de Lazer composto de dois campos de futebol, piscina para adultos e crianças, salão de festa, tudo numa área com muito verde.
11. A eleição acontece num momento de crise financeira internacional, por isso, mais do que nunca, precisamos marchar unidos. Mesmo com a relativa solidez da economia nacional, com certeza, não estaremos imunes aos efeitos da crise. Os patrões usarão a crise, para tentarem reduzir nossos direitos. Está na ordem do dia, recolocar em debate a regulamentação do sistema financeiro, art. 192 da Constituição.
VAMOS À LUTA
12. É com a força da bravura que nos caracteriza que enfrentaremos esse processo eleitoral. E você não pode ficar fora de mais essa batalha.
Portanto, some-se a nós nessa caminhada.
Entre nessa corrente do DIÁLOGO, DA LUTA,
DA UNIDADE, DA DEMOCRACIA E DA ESPERANÇA.

VOTE E PEÇA VOTOS PARA A NOSSA CHAPA 2.
VENHA CONOSCO RECONSTRUIR A DEMOCRACIA DO NOSSO SINDICATO.
COM UNIDADE E LUTA PRA AVANÇAR NAS CONQUISTAS!
SEJA UM CONSTRUTOR DESSE MOMENTO.
Ligue para o nosso QG:
CHAPA: DEMOCRACIA E UNIDADE PRA AVANÇAR - (98) 3221 0152.
Mande sugestões também para o nosso e-mail:
bancarioschapa2@gmail.com

Nenhum comentário: