sábado, 30 de maio de 2009

38 anos de luta. Parabéns Fenae
Criada em 1971, a Fenae é uma referência de luta para os empregados da Caixa e para a sociedade brasileira, com reflexos nas esferas política, cultural, social e esportiva. Muitos frutos foram colhidos no decorrer destes 38 anos. Por isso, é hora de dizer: "Parabéns, Fenae!"

Com uma história ímpar, com registro de um começo sob a batuta de uma pequena associação, e depois amadurecendo sob a forma de uma entidade forte e representativa, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) completa 38 anos de lutas e conquistas nesta sexta-feira, dia 29 de maio.
A data de aniversário vem sendo comemorada em todo o país com um evento de peso – a Corrida do Pessoal da Caixa (realizado no período de 24 de maio a 7 de junho, com exceção de Pernambuco, que a promoveu em 1º de maio). No dia de hoje, a festa de aniversário da Fenae será uma síntese dos períodos decisivos nestes 38 anos da entidade, com destaque para o que ela representa hoje: uma referência para os empregados da Caixa e para a sociedade brasileira. Foram anos de muita luta.
Desde então, a Fenae vem cumprindo um papel que se reflete nas esferas política, cultural, social e esportiva. Reflete-se, inclusive, na atuação de sua corretora – a Fenae Corretora de Seguros, cada vez mais forte e eficiente. A Fenae, com certeza, é uma entidade que se encontra presente na vida dos empregados da Caixa. Esteve também presente em lutas das mais variadas, a exemplo da moradia (FNRU e ConCidades), do movimento rural (MST), do movimento sindical (CUT) e da ascensão do primeiro operário ao cargo de Presidente da República, o metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva.
Como fruto da história dos empregados da Caixa, a Fenae dispõe de abertura para continuar servindo aos interesses destes empregados e de toda a sociedade brasileira, sobretudo os setores mais carentes da população. Para isso, contou com a experiência decisiva de cada gestão e com a contribuição de muitos funcionários. Mas, verdade seja dita, a Fenae se ressente ainda da política neoliberal da era Fernando Henrique Cardoso, quando passou por muitas dificuldades.
Um dos desafios é ajudar a recuperar as associações do pessoal, boa parte delas prejudicadas com as políticas neoliberais de gestões passadas pela Caixa Econômica Federal. Muitos frutos positivos foram colhidos nestes 38 anos. Por isso, é hora de dizer: Parabéns, Fenae! Histórico Desde a sua criação, no ano de 1971, a Fenae marca presença nos acontecimentos que impulsionaram a organização e a mobilização dos empregados da Caixa em todo o Brasil.
A entidade atua em parceria com as Apcefs e busca integrar os empregados da Caixa por meio de eventos sociais, culturais e esportivos realizados em âmbito nacional. A Fenae e as Apcefs desenvolvem um amplo e criativo programa de relacionamento, denominado programa PAR, que contempla inúmeros eventos e promoções – sempre em parceria com empresas como a Fenae Corretora, a Caixa, a Funcef e a Caixa Seguros.
Especial atenção é dedicada à responsabilidade social.
Entre as iniciativas da Fenae nesta área está o projeto “Movimento Solidário”, criado em junho de 2006, com o propósito de levar desenvolvimento econômico e social para a cidade de Caraúbas do Piauí (PI). No decorrer destes 38 anos, a Fenae firmou-se como instrumento de participação dos trabalhadores da Caixa nas lutas gerais da categoria bancária, sempre em estreita colaboração com os sindicatos dos bancários e com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT).
Além das atividades típicas de entidade associativa, a Fenae atua também no mercado, por meio de empresas abrigadas no guarda-chuva da holding FPC Participações Corporativas S/A, uma estrutura societária sem atividades operacionais, criada com a função exclusiva de dar suporte aos negócios do Grupo Fenae. Entre os braços comerciais da Fenae destacam-se a Fenae Corretora de Seguros (a Corretora do Pessoal da Caixa), o programa de relacionamento PAR Serviços, PAR Finanças e a PAR Cultural.
A Diretoria da Fenae é renovada a cada três anos em eleição direta, contando com a participação de todos os empregados da Caixa que pertençam aos quadros das associações do pessoal nos estados. O órgão máximo é o Conselho Deliberativo Nacional (CDN), composto pelos presidentes das Apcefs.

Nenhum comentário: