sábado, 9 de maio de 2009

DIA DAS MÃES
Categoria bancária pode eleger a primeira mulher presidente do SEEB-MA
A bancária e atual secretária-geral do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA), Maria do Rosario de Andrade Braga Cordeiro, 52, pode ser eleita nos dias 19, 20 e 21 deste mês, a primeira mulher a presidir o Sindicato, em 74 anos de fundação. Casada há 22 anos com Jorge Cordeiro, também militante do movimento sindical bancário e atual presidente da Associação do Pessoal da CAIXA (APCEF), Rosário Braga, que preside e Chapa 2 Democracia e Unidade pra Avançar, milita no movimento sindical bancário brasileiro há 27 anos.
O SEEB-MA reúne aproximadamente 3. 200 filiados em todo o Estado. Com a eleição de Rosario Braga para a direção do Sindicato dos Bancários do Maranhão, as mulheres sindicalistas brasileiras consolidarão mais uma importante conquista para a categoria. Hoje, um número cada vez maior de trabalhadoras concilia com sucesso a vida familiar com o desenvolvimento profissional, a luta pelos direitos da categoria e ainda tem importantes motivos para comemorar o dia das mães com filhos e netos.

Rosario Braga é mãe de Thaísa e Thainara, avó de Marina e Talles é seu enteado. Graduada em Ciências Contábeis pela UFMA, com pós-graduação em Consultoria Empresarial, em 2007, Rosario Braga concluiu ainda o curso de Psicologia, também pela UFMA, defendendo monografia "Implicações Psicológicas em Trabalhadores e Trabalhadoras de uma Empresa Privatizada em Decorrência do Ajuste Neoliberal no Brasil: o caso BEM", fruto de uma pesquisa com empregados e empregadas do ex-BEM.
“Nunca é demais lembrar que em 74 anos o nosso sindicato jamais foi dirigido por uma mulher, apesar de muitas mulheres bancárias exibirem currículos tão ricos quanto dos dirigentes bancários. Portanto, já passa da hora das mulheres ocuparem também este espaço”, afirma Rosario Braga, que foi analista de Projetos no BDM. Com a liquidação do banco passou para o quadro de pessoal do BEM onde exerceu várias funções entre elas a de Agente de Negócios.MOB/CUT.
Hoje, Rosario Braga faz parte do quadro de empregados do Bradesco, adquirente do BEM. Na militância sindical, no final dos anos 80 fundou o MOB-CUT: Movimento de Oposição Bancária juntamente com outros militantes históricos, dentre eles: Uílio Oliveira, Acrísio Mota, Bernardo Felipe, do BB, Ana Célia, do BASA, Carlos Alberto, do Unibanco, Januário, Jorge e Bira do Pindaré, da CAIXA. No início dos anos 90 esse movimento assumiu a direção do sindicato, democratizando a entidade e colocando-a no rumo da combatividade e da luta e estruturando os espaços de atividades sindicais e de lazer.
Desde então assumiu vários cargos na direção da entidade, sendo atualmente a secretária geral (vice-presidente). Na CAPOF (Caixa de Aposentados dos Funcionários dos BEM), exerce o segundo mandato como representante eleita pelos participantes da ativa, no Conselho Deliberativo. Rosario Braga propõe como bandeiras de luta resgatar a democracia no sindicato e manter a unidade com todos os bancários do Brasil, sem segregação entre bancários da rede pública e da rede privada.

Nenhum comentário: