quinta-feira, 2 de julho de 2009

Mapa da Diversidade nos Bancos
.
Contraf/CUT e Febraban apresentam resultados.

Nesse momento em Brasília, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) está apresentando oficialmente os resultados do Mapa da Diversidade no setor bancário, estudo detalhado sobre a presença de negros, mulheres e pessoas com deficiência no universo do emprego no sistema financeiro.
Para isso, haverá uma reunião na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM). Desde 1996, quando a Central Única dos Trabalhadores (CUT) lançou a campanha “Igualdade de oportunidades: na vida, no trabalho e no movimento sindical”, os bancários vêm denunciando as desigualdades e o cenário de exclusão no trabalho bancário. A pesquisa do Mapa da Diversidade foi realizada no período de 9 de abril a 23 de maio do ano passado, integrando o “Programa de Valorização da Diversidade do Setor Bancário”.
O objetivo desse levantamento foi o de verificar a situação de cada bancário em relação à cor, raça, sexo, gênero, idade e cargo (admissão, ascensão e remuneração). A adesão dos bancos ao Mapa da Diversidade foi voluntária. As instituições financeiras que aderiram foram os seguintes: ABN Real, Banco do Brasil, Banco Industrial e Comercial, Bradesco, Banco do Nordeste (BNB), Banestes, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Fibra, Mercantil, Nossa Caixa, Safra, Santander e Votorantim.
Esse levantamento foi acompanhado de perto por um Grupo de Trabalho, denominado “Pacto da Diversidade”. Com base no resultado da pesquisa do Mapa da Diversidade, metas e prazos deverão ser estipulados para eliminar as desigualdades nos bancos.

Nenhum comentário: