sexta-feira, 28 de agosto de 2009

28 DE AGOSTO
.
DIA DO BANCÁRIO E DA BANCÁRIA
UM DIA DE COMEMORAR A LUTA E AS CONQUISTAS
.
No Maranhão é comum se comemorar o Dia dos Bancários com uma grande festa, o que tem o seu valor. Porém, o mais importante é lembrar que o significado desta data tem a ver com a honra e a dignidade dessa categoria que ao longo dos anos enfrenta o supra-sumo do poder econômico.
O marco que deu origem a data foi uma greve de 69 dias realizada em 1951.
O resultado foi um reajuste salarial de 31% para os bancários de São Paulo que se recusavam a aceitar a proposta de apenas 20%.
“Eu trabalhava no câmbio do Banco Mercantil e todos paramos. Foram 69 dias de greve sem receber, não foi fácil. Mas era bonito, os grevistas andavam na rua com uma bandeira do Brasil arrecadando dinheiro que era contabilizado pelo Sindicato e distribuído por igual para os bancários casados”, lembra o bancário aposentado Hélio Sálvio Aquino. (SEEB/SP).
A repressão foi muito grande por parte do governo do estado, do Ministério do Trabalho e até da Igreja.
Muitas lideranças foram demitidas, outras transferidas e a rearticulação veio a partir das lideranças que se espalharam pelo estado de São Paulo.
Aquele movimento foi também que deu origem ao DIEESE em 1955, uma vez que os bancários não aceitaram o índice de inflação oficial do governo que apontava apenas 20%.
Criava-se assim uma fonte própria e confiável de estudos econômicos para assessorar os trabalhadores.
É o exemplo da luta e da determinação que deve nortear a todos nós que de forma organizada, devemos exigir da direção do movimento mais compromisso com a conquista de melhores salários e condições de vida e trabalho.
Nesta data, aproveitamos para levar nossa saudação e nossa solidariedade a cada bancário e bancária que, apesar de algumas conquistas importantes como a jornada de seis horas e outras, ainda enfrentam muitos desafios em seu cotidiano como: salários rebaixados, cobranças abusivas, falta de segurança e doenças ocupacionais decorrentes de todo esse quadro.
Aproveitamos também para nos solidarizarmos também com os funcionários de nosso Sindicato que neste momento enfrentam a ira da atual direção que, em oposição a tudo que pregam, perseguem com demissão, portadores de doenças ocupacionais e dirigentes sindicais, além de assediarem o Presidente do Sindicato dos Funcionários de Entidades Sindicais com rebaixamento de função e de salário.
À Paulinho, Edson , Cláudia e demais funcionários toda nossa solidariedade.
.
VIVA A LUTA DOS BANCÁRIOS E BANCÁRIAS!
.
ABAIXO A PERSEGUIÇÃO AOS FUNCIONÁRIOS DO SINDICATO!
.
Rosário Braga
Ex-Secretária-Geral do SEEBMA.

Nenhum comentário: