NOTAS RÁPIDAS
.
Governo, centrais e aposentados
discutem previdência nesta segunda
.
Começou a ganhar rumo na manhã desta segunda-feira, dia 24, o destino do salário de milhões de aposentados poderá ser definido em uma nova reunião sobre o reajuste dos benefícios.
Governo, centrais sindicais e entidades representativas dos aposentados voltam à mesa para tentar um acordo em torno do índice para 2010 dos benefícios de quem ganha mais de um salário mínimo.O último encontro, no dia 12, acabou em impasse porque o governo exigiu dos aposentados a retirada dos quatro projetos que recuperam valores para só depois apresentar uma proposta de aumento real para o próximo ano.
Para hoje, há expectativa de o governo apresentar alternativas em relação às propostas do senador Paulo Paim (PT) que recuperam perdas das aposentadorias, vinculam os reajustes ao salário mínimo e extinguem o fator previdenciário.
.
Contraf-CUT recebe pedidos da Revista
dos Bancários sobre Campanha Nacional
.
A Contraf-CUT irá encaminhar nesta semana aos sindicatos e federações a Revista dos Bancários 2009, com toda a cobertura da 11ª Conferência Nacional dos Bancários e as prioridades da Campanha Nacional dos Bancários 2009.
A revista tem 44 páginas, destacando desde as conferências regionais, a estratégia da campanha, até as questões específicas dos bancos públicos, dentre outros temas. "É uma publicação de qualidade, com muitas informações e imagens, que divulga a construção da campanha e, com certeza, ajudará na mobilização da categoria em todo o país", afirma o secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr.
Os pedidos devem ser feitos até terça-feira, dia 25.
Mais informações constam nos comunicados da Contraf-CUT. Fonte: Contraf-CUT
.
Minuta específica será entregue nesta
segunda, 24, ao Banco da Amazônia
Nesta segunda-feira, dia 24, os trabalhadores do Banco da Amazônia entregam sua minuta específica de reivindicações para a direção da empresa, em Belém.
O ato de entrega está agendado para às 11h, na matriz do banco. A comissão dos trabalhadores será formada pelos Sindicatos, Associação dos Empregados do Banco da Amazônia (AEBA), Contraf-CUT e Fetec-CN.
As reivindicações dos empregados para a Campanha Nacional 2009 foram definidas durante o X ENEB (Encontro Nacional dos Empregados do Banco da Amazônia), realizado de 14 à 16 de maio, em Belém. Fonte: Bancários PA/AP
.
Bancos públicos cortam mais
juros do que os privados
.
.
Com a agressividade dos bancos públicos no crédito durante a crise, a diferença entre as taxas de juros dos bancos privados e as das instituições do governo quase triplicou nos empréstimos a empresas.
Em junho, os juros médios nas instituições públicas foram sete pontos percentuais mais baixos que os dos bancos privados nas linhas para pessoas jurídicas.
Quando a crise chegou ao Brasil, em outubro de 2008, a diferença entre as instituições era de 2,4 pontos.
Considerando o crédito tanto para as pessoas físicas quanto para as jurídicas, o descompasso foi de 14,1 pontos percentuais em junho.
Em outubro, a diferença estava em 9,8 pontos.




Nenhum comentário:
Postar um comentário