terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Banco do Brasil estuda oferta de
ações para atender Novo Mercado
.
O Banco do Brasil e o Tesouro Nacional anunciaram que darão início a estudos para analisar a viabilidade e conveniência de realizar uma oferta pública primária e/ou secundária de ações, preservado o controle acionário da União.


O objetivo do banco é atingir o porcentual de 25% de ações em circulação no mercado (free float) exigido pelo Regulamento da Listagem do Novo Mercado da BM&FBovespa.


Em 26 de março, a BM&F Bovespa deu prazo até 28 de junho de 2011 para que a instituição chegue ao porcentual mínimo de ações em circulação.


De acordo com o comunicado, qualquer decisão quanto à realização da operação dependerá, "dentre outros fatores, das condições de mercado existentes na ocasião e estará sujeita ainda à devida aprovação de assembleia geral extraordinária de acionistas, da Comissão de Valores Mobiliários e/ou do Banco Central do Brasil, nos termos das legislações e regulamentações aplicáveis". Fonte: Agência Estado
.
ILEGAIS
.
MP entra com ação contra 10 bancos
privados por cobrança de juros abusivos
.
A cobrança exorbitante de juros por parte dos bancos, sistematicamente denunciada pelas entidades sindicais, está sendo alvo de um processo movido pelo Ministério Público do Estado de São Paulo. Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, dez bancos privados são citados na ação.


As instituições financeiras são acusadas de cobrar juros abusivos dos clientes no crédito direto ao consumidor, cheque especial e cartão de crédito.


Os bancos citados são Itaú Unibanco, Bradesco, Santander, HSBC, Panamericano, BRB, Cacique, GE Capital, Citibank e BV Financeira.


Os promotores do caso, João Lopes Guimarães Júnior e Paulo Sérgio Cornacchioni, pedem que os contratos dos clientes sejam considerados nulos e que os juros cobrados acima da média de mercado nos últimos cinco anos sejam restituídos e novos contratos sejam feitos.


O MP quer ainda que a decisão seja nacional.


Para entrar com a ação agora, Lopes Guimarães tomou por base decisões do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que entendem que a taxa de juro pode ser considerada abusiva se destoar da média do Banco Central.
.
Nova direção do Sindicato de Campina
Grande é eleita com 98,20% dos votosFoi eleita a nova diretoria do Sindicato dos Bancários de Campina Grande e Região para o triênio 2010/2013. Apesar de ter apenas uma chapa concorrendo, a eleição foi uma das mais participativas, o que credencia a nova direção da entidade, aumentando também a sua responsabilidade.
Encabeçada pelo atual presidente, Rostand Lucena, a chapa 1 "Avançar da Luta", obteve a elástica aprovação de 98,20% dos votantes. A diretoria eleita conta com uma renovação em torno de 30% dos seus integrantes, reunindo a experiência de alguns diretores da atual gestão a novos sindicalistas que se destacaram nos recentes movimentos da categoria.
A eleição da nova direção traduz o desejo dos bancários em continuar com o trabalho transparente, ético e competente à frente da entidade. A Contraf-CUT e os bancários da CUT e CTB do Maranhão parabenizam a direção eleita e deseja uma excelente gestão, com mais avanços e conquistas para a categoria e a classe trabalhadora. A posse da nova diretoria está prevista o final de janeiro de 2010.
Fonte: Seeb Campina Grande e Região

Nenhum comentário: