segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Bradesco abre postos e cria barreira
de entrada em 1,7 mil cidades
Nos últimos três anos o Bradesco fez uma verdadeira corrida pelo interior do Brasil para inaugurar milhares desses postos avançados, uma espécie de agência de pequeno porte, formado por um gerente, um computador e um caixa eletrônico.
O custo é baixo e a estratégia é clara: chegar a todos os municípios do país. Mas há um aspecto que vai além do marketing. Um posto avançado só pode ser aberto em cidades que não tenham uma agência bancária. E uma vez instalado, nenhum outro banco pode abrir um posto avançado na mesma cidade, apenas agências, que têm custo maior e pouco rentável em cidades com PIB per capita inferior a R$ 3 mil por ano.
Com a estratégia, o banco criou uma espécie de barreira de entrada.Segundo Odair Rebelato, essa ofensiva nas classes de renda mais baixa começou com o acordo com os Correios, que permitiu o acesso a muitas cidades por meio do Banco Postal. Com os PAs, o banco completou sua estratégia de acesso à base da pirâmide e hoje diz deter 57% de market share nas classes emergentes.
Foram 8 milhões de contas novas desde 2002 abertas somente nesses canais alternativos. Depois da conta, vem o crédito. O banco contabiliza 10 milhões de contratos de empréstimos de valor inferior a R$ 1,5 mil, sendo 5 milhões inferiores a R$ 5 mil.
Fonte: Valor Econômico

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