quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Desafios para 2010
.
O jornalista Rogaciano Medeiros, fala das lutas e conquistas de 2009 e da necessidade em manter o país no rumo certo em 2010. O editor do jornal O Bancário também defende a unidade e o reforço na Bahia do projeto político iniciado por Lula e confirmado em nosso estado, com a eleição de Wagner
.
Cada vez mais, o Brasil dá provas de caminhar a passos largos na busca de um modelo de desenvolvimento que se ancore efetivamente na sustentabilidade.
Quer dizer, que viabilize o crescimento garantindo uma vida melhor para todos, em particular os que mais precisam.Último país a entrar na crise financeira internacional e primeiro a sair da turbulência que ainda sacode e incomoda nações poderosas, o Brasil, como era natural, encontrou muitas dificuldades em 2009, e se conseguiu superá-las e até evoluir na adversidade foi porque o governo soube escolher o melhor caminho.
Na falta do dinheiro da iniciativa privada, que provocou a crise e, como é próprio da covardia capitalista, fugiu da briga, o que manteve a economia brasileira em plena efervescência foram os investimentos públicos, que colocaram bilhões de reais em movimento no mercado, somados às maciças aplicações em programas sociais.
Essa combinação evitou a quebradeira geral, afastou o risco de uma onda incontrolável de demissões e, pela primeira vez na história brasileira, impediu que o povo pagasse, e caro, como sempre ocorria, pela crise gerada na usura das elites.
Em suma, a crise desmascarou a embromação neoliberal do “deus mercado” e provou a importância do papel do Estado na economia de uma nação.
Tem mais, demonstrou que investimentos sociais não podem ser considerados como déficit público.
Pois bem, em 2010 o Brasil volta às urnas para decidir se mantém o modelo que tem dado certo, o qual possibilitou a inclusão social de 20 milhões de pessoas que viviam abaixo da linha da pobreza, ou se vai aventurar uma volta ao passado recente, de triste lembrança para a esmagadora maioria que não é amiga do rei.
Evidentemente, a elite verde e amarela, com o apoio da mídia golpista burguesa, sempre ávida e pronta a cumprir o papel que lhe cabe, vai fazer de tudo para derrotar as forças de esquerda.Portanto, os desafios dos trabalhadores, em 2010, são enormes, até porque, pela primeira desde a redemocratização do país, haverá uma eleição presidencial sem a participação do presidente Lula.
Então, a responsabilidade é ainda maior.
A tarefa é ganhar a sociedade, a começar pela família, vizinhos e colegas. Mostrar, com argumento e clareza, que a eleição de outubro próximo é a escolha entre manter o Brasil no rumo do desenvolvimento com justiça social ou optar pela volta ao pesadelo do passado, quando o Estado e o governo serviam única e exclusivamente para atender aos interesses dos ricos e poderosos.
Ao povo sobravam os rigores do mercado excludente e a violência da repressão para os revoltosos. São desafios de classe que os trabalhadores precisam colocar na agenda cotidiana. O Brasil necessita seguir em frente, sem medo de ser feliz.
Rogaciano Medeiros

Nenhum comentário: