sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Faturamento das pequenas empresas
de SP tem primeira alta em 12 meses
.
Receitas subiram 0,5% em outubro na comparação com 2008.
No ano, porém, faturamento deve ser menor, diz Sebrae-SP.
.
O faturamento das micro e pequenas empresas de São Paulo subiu em outubro pela primeira vez desde o início da crise financeira internacional, em setembro do ano passado.

A alta nas receitas foi de 0,5% na comparação com outubro de 2008, segundo pesquisa do Sebrae-SP.

Mesmo com a alta em outubro, o órgão prevê que as micro e pequenas empresas terminem o ano com faturamento 4,5% menor que o registrado em 2008, já que o primeiro semestre foi muito fraco.

O resultado positivo em outubro foi puxado pelo comércio, que teve crescimento de 6,1% no faturamento. Já a indústria e os serviços tiveram recuo nas receitas, de 5,1% e 6,4%, respectivamente.

De acordo com o Sebrae-SP, isso se explica pelo fato de que a crise restringiu a oferta de crédito, afetando assim as atividades que vendem bens de maior valor unitário e dependem de vendas financiadas. No entanto, o poder aquisitivo da população permaneceu estável e, por isso, o comércio "puxa" a recuperação.
Natal
Para o Natal, a expectativa do Sebrae-SP é positiva: a previsão é de que as vendas em dezembro superem em 10% as vendas no mesmo mês de 2008.

“As expectativas dos empresários são de recuperação do faturamento nos próximos meses. Se essas perspectivas se confirmarem, as micro e pequenas empresas deverão contribuir para o crescimento da economia em 2010”, disse Ricardo Tortorella, diretor-superintendente do Sebrae-SP, em comunicado.

Nenhum comentário: