quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Artigo
.
8 de março: 100 anos.
.
Graça Gomes*
.
Criado pelo movimento comunista Internacional, o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, tem origens femininas por melhores condições de trabalho e direito de voto, no início do século XX, na Europa e nos EUA.
A data foi adotada pelas Nações Unidas em 1975, para lembrar tanto as conquistas sociais, políticas e econômicas como as discriminações e as violências a que muitas mulheres ainda estão sujeitas em todo mundo.
A idéia da existência de um Dia Internacional da Mulher foi proposta na virada do século XX, no contexto da segunda Revolução Industrial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina em massa na indústria.
As condições de trabalho insalubres e perigosas eram motivos de freqüentes protestos por parte dos trabalhadores.
Ocorreram muitos protestos, destacando-se o de 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York, exigindo redução do horário de trabalho, melhores salários e direito a voto.Por iniciativa do Partido Socialista da América, em 28 de fevereiro de 1909 foi celebrado o primeiro Dia Internacional da Mulher.
Em 1910 ocorreu a primeira Conferência Internacional de Mulheres, em Copenhage, dirigida pela Internacional Socialista.
Em 25 de março de 1911, um incêndio na fábrica da Triangle Shistwaist matou 146 trabalhadoras costureiras.
O número elevado de mortes foi atribuído às más condições de trabalho.Na Rússia, as comemorações do Dia Internacional da Mulher foram o estopim da Revolução Russa de 1917.
Em 8 de março de 1917, teve início a greve das operárias têxtil contra a fome e à opressão. Assim, ficou como Dia Internacional da Mulher, que em 2010 completa 100 anos.
Data marcante para o movimento feminista e classista, pois foi o resultado de muitas lutas contra a exploração à mulher e de parcela dos operários.
Viva os cem anos do 8 de março, Dia Internacional da Mulher!
.
*Graça Gomes é diretora do Sindicato dos
Bancários da Bahia, da UBM e do IAPAZ

Nenhum comentário: