segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Bovespa reage a decisão do
BC dos EUA e opera em baixa
.
Queda vem após dois dias de ganhos na bolsa paulista.
Fed elevou taxa de redesconto, sugerindo que pode elevar juros.
.
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em baixa nesta sexta-feira (19), revertendo o movimento de ganho dos dois pregões anteriores. Às 13h37, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, caía 0,46%, para 67.522 pontos.
Os investidores reagem negativamente à decisão tomada na noite anterior pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), que subiu a taxa de redesconto de 0,5% para 0,75%. Com isso, a autoridade monetária força os bancos a procurar crédito de curto prazo dentro do próprio sistema financeiro.

Como o próprio Fed disse, a medida não representa uma mudança de política monetária, mas sim uma normalização de seu modo de atuação. As interpretações divergem, pois parte do mercado encarou tal mudança de taxa como um primeiro passo antes da alta na taxa básica de juros, enquanto outros enxergam isso como sinal claro de que o sistema financeiro já pode voltar a caminhar sozinho depois da crise.
Para a Gradual Investimentos, esse movimento do Fed é notícia velha, pois o presidente da instituição, Ben Bernanke, já havia comunicado sua intenção de apertar a taxa de redesconto. Ainda de acordo com a Gradual, se este é o início de um movimento longo de alta no redesconto é ainda cedo para dizer.
A consequência efetiva da alta é trazer nervosismo a um mercado extremamente volátil, o que por si só contribui para sua queda. Na Europa, a decisão do Fed trouxe instabilidade às bolsas. Na Ásia, o dia também foi de perdas, avaliando a medida do BC americano.
Hong Kong caiu 2,59%, Tóquio perdeu 2,05% e Seul recuou 1,68%.

Na quinta-feira, o pregão foi bastante instável, mas ordens de compra concentradas em ações da Vale e Petrobras no final do dia garantiram um pregão positivo para a bolsa brasileira. O Ibovespa terminou o dia com alta de 0,82%, marcando 67.836 pontos.

Nenhum comentário: