terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Consumidor deve ficar atento
à variação dos juros bancários
As diferenças nas tarifas dos bancos continuam assustadoras.
Pelo menos essa é a constatação do Sindicato dos Bancários da Bahia ao fazer uma comparação das taxas no site do Banco Central.
Apesar de ter direito a alguns serviços básicos gratuitos, o cliente deve ficar atento às taxas de serviços como crédito pessoal e cheque especial que variam muito entre as instituições financeiras.
Na operação de crédito pessoal, as menores taxas foram registradas nos bancos públicos, Caixa (2,1%) e o Banco do Brasil (2,33%). Já as maiores foram verificadas no Itaú (4,05%), HSBC (4,53%) e Bradesco (4,66%). Para se ter uma idéia, são estes três bancos que aparecem no ranking dos campeões em reclamação feitos do BC, no mês de dezembro.
O cheque especial, que representa tanta dor de cabeça para os clientes, também tem variações significativas entre os bancos. Mais uma vez, a Caixa registra o menor valor com 6,21% e entre os maiores bancos do país, o HSBC tem o maior índice com 9,02%.
O consumidor que deseja abrir uma conta ou trocar de banco deve ficar atento às taxas. Mesmo pagando mais caro, o Sindicato recomenda a atenção em outros itens como atendimento, principalmente, pelas longas filas. Problema ainda presente nas agências bancárias, devido ao quadro deficiente de funcionários.

Nenhum comentário: