terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Contraf-CUT se reúne com Banco da
Amazônia e defende agência Porto Alegre
Crédito: Seeb Porto Alegre A Contraf-CUT entregou carta ao presidente do Conselho de Administração do Banco da Amazônia, Luiz Fernando Pires, em Brasília, solicitando a revogação da decisão de fechamento da agência do banco em Porto Alegre.
A medida descabida foi tomada pelo Conselho e está na contramão da política de desenvolvimento do governo federal, que é de fortalecimento dos bancos públicos.
A entrega foi feita por Miriam Fochi, secretária de Assuntos Jurídicos da Contraf-CUT, e por Marilza Speroto, diretora da Contraf-CUT.
"Manifestei ao presidente do Conselho a visão do movimento sindical de que o momento é de expandir as atividades do banco e não de fechar agências, a fim de fortalecer a instituição enquanto banco público", afirma Miriam. Pires, que é funcionário cedido do BB para a Receita Federal, concordou com a premissa de defesa das instituições públicas, mas frisou que a estratégia do Banco da Amazônia é de concentrar a sua atuação na região Norte do País. Além disso, alegou que a agência em questão está deficitária.
Ele recebeu a carta da Contraf-CUT e se comprometeu a apresentá-la ao Conselho para avaliação de todos os integrantes. Na correspondência, a Confederação manifesta sua "surpresa e insatisfação diante da decisão unilateral deste Conselho de fechamento da agência Porto Alegre que, se vier a ser efetivada, reduzirá ainda mais a área de atuação do banco no País e trará sérios problemas para os funcionários e clientes atingidos".
A entidade nacional dos bancários destaca que a medida, assim como a recente extinção da agência Rio de Janeiro, "está na contramão da política de desenvolvimento econômico e social do governo federal, que é de fortalecimento dos bancos públicos para ampliar o crédito e melhorar a prestação de serviços aos clientes e usuários".
A Associação dos Empregados dos Banco da Amazônia (Aeba) também divulgou nota de repúdio à decisão de fechamento de agência Porto Alegre.
O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, por sua vez, enviou carta aos presidentes do banco e do Conselho de Administração, propondo igualmente a manutenção da unidade.

Nenhum comentário: