sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Guernica é um painel pintado por Pablo Picasso em 1937 por ocasião da Exposição Internacional de Paris. Foi exposto no pavilhão da República Espanhola.
É representativa do bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães, apoiando o ditador Francisco Franco.
A pintura foi feita com o uso das cores preto e branco - algo que demonstrava o sentimento de repúdio do artista ao bombardeio da cidadezinha espanhola.
Picasso retrata pessoas, animais e edifícios nascidos pelo intenso bombardeio da força aérea alemã (Luftwaffe), já sob o controle de Hitler, aliado de Francisco Franco.
Painel no BEM
Banco do Estado do Maranhão
Rua do EgitoPainel executado por Antônio Almeida (escultor e escritor, membro da
Academia Maranhense de Letras), que iniciou sua execução em São Paulo.
.
Em São Luís foi concluído por Edmar Santos (artista plástico), na década de 80 do século passado. Retrata imagens do cultura popular do Maranhão. A ímagem principal lembra alguém pedindo e outro jogando um embrulho. Ou seria um pacote? Uma trouxa? Um peixe no puça?
Outros podem ler a cena como um grito solitário de um cidadão contra a Privatização do Banco do Estado do Maranhão, que completou 6 anos no dia 10 de fevereiro de 2010.
Faça a sua interpretação.





Nenhum comentário: