quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Juros bancários iniciam 2010
em alta, informa Banco Central
.
Os juros médios cobrados pelos bancos em todas as suas operações, quer seja para pessoas físicas ou empresas, iniciaram o ano de 2010 em alta, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (24) pelo Banco Central.
Em janeiro deste ano, a taxa média de todas as operações de empréstimo bancárias avançou para 35,1% ao ano, contra 34,3% ao ano em dezembro do ano passado, de acordo com dados da autoridade monetária.
Pessoa física e empresas

A taxa de juros subiu nas operações dos bancos com pessoas físicas, que somou 43% ao ano em janeiro, na comparação com 42,7% ao ano em dezembro do ano passado, e também no crédito ofertado para as empresas. Para as pessoas jurídicas, os juros médios cobrados pelos bancos somaram 26,5% ao ano em janeiro, contra 25,5% ao ano no fim do ano passado.
Principais linhas de crédito
O BC informou que as taxas cobradas pelos bancos nas operações com o cheque especial somaram 161,1% ao ano em janeiro deste ano, com crescimento de dois pontos percentuais na comparação com dezembro do ano passado (159,1% ao ano). Com isso, os juros do cheque especial ainda estão muito acima de outras linhas de crédito.
Para as operações de crédito pessoal com pessoas físicas, a taxa média cobrada pelas instituições financeiras somou 44,8% em janeiro, contra 44,4% em dezembro de 2009. Para a compra de automóveis, porém, os juros caíram para 25,2% ao ano em janeiro, na comparação com 25,4% ao ano em dezembro do ano passado.

No caso das linhas de crédito de empresas, a taxa para desconto de duplicata somou de 36,8% em janeiro, contra 36% ao ano em dezembro. Para capital de giro, os juros médios dos bancos totalizaram de 30,1% em janeiro deste ano, na comparação com 27,9% ao ano em dezembro. G1

Nenhum comentário: