segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

TRIADEUS, TCHÊ!
.
Fechamento da agência do Basa de Porto
Alegre é um retrocesso e um palpite infeliz
.
Confirmada a informação que este blogue deu em primeira mão logo cedo: o Conselho de Administração do Banco da Amazônia determinou o fechamento da agência de Porto Alegre.A AEBA e a Articulação Bancária, enquanto setor do movimento sindical, consideram a medida errada, desnecessária, impertinente. Uma medida infeliz e neoliberal.Por que a medida é um retrocesso e um palpite infeliz:
a agência de Porto Alegre está situada em região estratégica, próxima do Mercosul e é um ponto físico de integração entre a Amazônia e o Mercosul. Portanto, fechar a agência de Porto Alegre vai de encontro à política de integração e fortalecimento das relações entre a Amazônia e o Mercosul;
É um retrocesso porque foram justamente os bancos públicos, junto com a Petrobrás, que seguraram o Brasil na época grave da crise financeira mundial e que teve impactos no Pará, na região amazônica. Além de fazer parte do receituário neoliberal de enxugamento do Estado que o movimento sindical combativo sempre contestou e combateu.
Essa visão neoliberal de reduzir os bancos públicos tanto em tamanho de ação, foi o sonho dourado de FHC e os mais antigos no banco da Amazônia devem lembrar da famigerada nota 020, editada em 1995, pelo então ministro Pedro Parente, de reduzir o banco da Amazônia em um escritório. Primeiro escritório, pra acabar em seguida.
E esse sonho dourado de FHC veio com mais força em 2000, quando descobrimos o relatório Booz-Allen que determinava a extinção ou privatização dos bancos públicos e o alvo número 1 era o Banco da Amazônia. E todos lembram que conseguimos juntar a categoria e a sociedade pra combater esssa ideia. E vencemos!
É importante combatermos a política neoliberal e ter bem presente que ela não está morta. Os tucanos controlam vários grupos de comunicação no país e têm um terço de votos na sociedade. Portanto, têm expressão.
Lutaremos com todos os meios, inclusive na Justiça, para reverter essa decisão e as 13 famílias de bancárias e bancários que trabalham na agência Porto Alegre têm a inteira solidariedade da AEBA, da Articulação Bancária e do movimento sindical.
Lutemos juntos, companheirada! Não podemos permitir esse retrocesso! É mais um desafio colocado para a categoria do ramo financeiro e também para a classe trabalhadora.
A medida de fechar a agência do Banco da Amazônia em Porto Alegre vai na contramão da política do governo federal que é a de fortalecer e ampliar a abrangência dos bancos públicos;
Talvez a medida tenha sido inspirada na visão de mundo do atual presidente do banco que costuma dizer: "não gosto de perder tempo com ideias e nem de filosofia eu gosto.
Pra mim, o mundo é prático, é de números e estatísticas, resultados".
Ou seja, talvez o presidente só veja números e coisas. E entre coisas e gente, prefira coisas. Nós, preferimos gente, movimento e luta!
Postado por Arte Bancária

Nenhum comentário: