segunda-feira, 15 de março de 2010

Campanha por acordo global com HSBC
e Santander será lançada nesta quarta


O Brasil sedia nesta semana o lançamento mundial da campanha por um acordo marco global com o HSBC e o Santander.
A niciativa é da UNI Finanças, a entidade internacional dos empregados do setor financeiro da UNI Sindicato Global, que representa cerca de 20 milhões de trabalhadores em todo mundo, e conta com o apoio da Contraf-CUT, filiada à UNI, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, da Fetec-SP e da Afubesp.
A campanha é denominada "Bancários no mundo por direitos iguais no HSBC e Santander", "Banking on workers rigths in Santander and in HSBC" (em inglês) e "Asseguremos los derechos de los trabajadores em HSBC y Santander" (em espanhol).
O seminário ocorre na cidade de São Paulo, que recebe nesta quarta, quinta e sexta-feira, dias 17, 18 e 19 de março, representantes de entidades sindicais de pelo menos 19 países das Américas, Europa e Ásia, que se reunirão para discutir o processo de mobilização dos trabalhadores, visando abrir negociações com as direções desses bancos e conquistar a assinatura desses acordos.
A abertura do evento será presidida nesta quarta pelo chefe mundial da UNI Finanças, o alemão Oliver Röethig. "Santander e HSBC estão entre os maiores bancos do mundo e por isso deveriam dar o bom exemplo para outros bancos, assinando um acordo que garanta que todos os seus bancários tenham direito de se associar a entidades que os representem, sem medo. E que sejam tratados com justiça e respeito", afirmou o dirigente internacional.
O objetivo dos acordos globais é assegurar direitos fundamentais como a organização sindical sem ingerência patronal e o direito à sindicalização sem retaliações, repressão ou discriminação. Documentos deste tipo têm como base normas asseguradas em determinações da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e de outros órgãos internacionais de proteção do trabalhador.
O encontro acontece no Hotel Braston (Rua Martins Fontes, 330), no centro da capital paulista, e começará com uma homenagem aos trabalhadores.
O grafiteiro Whip vai iniciar a produção de uma obra representando a igualdade de direitos para os bancários. O trabalho, que será concluído até o fim do dia, vai mais tarde percorrer o mundo em atos pela assinatura dos acordos.
O evento contará, na abertura, com a presença de representantes da área de Recursos Humanos do Santander e do HSBC no Brasil.

Nenhum comentário: