quinta-feira, 4 de março de 2010

Contraf-CUT lança jornal especial para
marcar Dia Internacional da Mulher
A Contraf-CUT elaborou um jornal especial para o Dia Internacional da Mulher, no qual aborda as conquistas obtidas pela categoria bancária no que se refere às questões de gênero, principalmente a ampliação da licença-maternidade de 180 dias, e os desafios que há pela frente visando acabar com todos os tipos de preconceito e discriminação no trabalho, na família e na vida.
O jornal está disponível aqui na seção de Downloads do site da Contraf-CUT (acesso restrito), para que possa ser reproduzido pelas entidades filiadas e assim possibilitar um caráter nacional para as atividade de 8 de março nos bancos. Há também uma versão para visualização on-line aqui (seção de Publicações).
Um século de lutas
A idéia de criar um internacional para celebrar as lutas e conquistas das mulheres em todo o mundo completa 100 anos em 2010. Ela surgiu na 2ª Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, em 1910, mas só foi concretizada em 1921, na Conferência Internacional das Mulheres Comunistas, em homenagem à iniciativa de operárias russas que neste dia fizeram uma greve geral contra a fome, a guerra e o czarismo - lutas que integraram o processo que culminou na Revolução Russa de 1917.
A data foi oficializada a partir de 1922, simbolizando o conjunto de ações das mulheres que, cotidianamente, lutam por transformações no trabalho e na sociedade.
.
Fonte: Contraf-CUT

Nenhum comentário: