sexta-feira, 19 de março de 2010

II Encontro de Políticas Sociais da CUT
debate conjuntura e direitos humanos
A Central Única dos Trabalhadores realiza de hoje, sexta a domingo, 19 a 21 de março, o II Encontro Nacional de Políticas Sociais com a participação do presidente da CUT, Artur Henrique, do professor e sociólogo Emir Sader e do ministro Paulo Vannuchi, que farão a abertura.
Na avaliação do secretário de Políticas Sociais da CUT, Expedito Solaney, "o tema é extremamente atual e dialoga com a estratégia da entidade de disputa de hegemonia na sociedade". "Isso fica evidente no embate com os meios de comunicação, que têm feito uma campanha sistemática de desgaste do Plano Nacional de Direitos Humanos e de toda e qualquer pauta que signifique avanços para a classe trabalhadora", acrescentou.
De acordo com Solaney, "o objetivo central do debate é fortalecer as Secretarias de Políticas Sociais das CUTs e dos Ramos para que tenham informação que lhes dê consistência para o enfrentamento, que tende a se agudizar neste ano de confronto de projetos para o país".
Temas como trabalho infantil e escravo, trabalhadores com deficiência e diversidade sexual também ganharam peso na pauta, que abordará a necessidade das secretarias da pasta reforçarem esta agenda com um olhar classista, focado na Plataforma da Classe Trabalhadora.
No evento será sendo lançada uma Cartilha elaborada para os trabalhadores com deficiência que, conforme Solaney, "são um expressivo contingente preconceituosamente excluído da sociedade, sobretudo do mundo do trabalho, e que precisa ter seu espaço reconhecido pelo sindicalismo".

Nenhum comentário: