segunda-feira, 15 de março de 2010

“Ninguém jogou
dinheiro de helicóptero”
.
Guido Mantega lembra também que muitos economistas criticaram a orientação dada pelo governo aos bancos públicos de adotarem uma política agressiva para compensar a restrição de crédito imposta pelos bancos privados quando explodiu a crise.
No primeiro momento, o Banco do Brasil adotou a mesma linha dos bancos privados e também subiu os juros e fechou as torneiras do crédito. Mantega substituiu a diretoria do Banco do Brasil para seguir a orientação do governo e foi ainda mais criticado.
O balanço do Banco do Brasil mostra que a política adotada pelo governo foi acertada. Não só o lucro foi recorde, como a inadimplência não subiu. Ou seja, o BB não praticou uma política irresponsável na concessão de crédito.
“Ninguém jogou dinheiro de helicóptero. Se fosse assim, a inadimplência seria enorme, o que não aconteceu”, diz Mantega. “Não se jogou dinheiro pelo ralo”.
Mantega afirma que as regras do sistema financeiro são muito rígidas para o crédito. Não se empresta, por exemplo, a quem está inadimplente. O Banco do Brasil seguiu todas essas regras.

O desafio do Banco do Brasil era aumentar o volume de crédito sem causar inadimplência, e ele foi atingido.

Nenhum comentário: