O presidente Raimundo Monteiro terá como 1º vice o candidato derrotado Augusto Lobato. Durante a campanha ele acusou o “companheiro” de ter vencido o PED (Processo de Eleição Direta) na “fraude”. Os dois até posaram para fotos juntos, apesar do segundo ter recusado um pedido de abraço feito pela militância.
O sindicalista Fernando Magalhães será o secretário-geral, Mundico Teixeira (Finanças), Bira do Pindaré (Organização), Edmilson Carneiro (Institucional) e o deputado Washington Luis será o 1º vogal (veja a relação completa abaixo). Vogal é uma espécie de suplente.
O acordão é um sinal que o PT tenta se civilizar na gestão Monteiro. O atual presidente acusava o agora ex-presidente Domingos Dutra justamente de não promover este tipo de entendimento.
É visível dentro da legenda o crescimento da tese pró-aliança com o PMDB da governadora Roseana Sarney. Um sinal foi o discurso de Dutra admitindo a aliança, mas pregando que os petistas contrários à tese não sejam “perseguidos”. Washington, pela primeira vez publicamente, admitiu o apoio a peemedebista.
“Respeito sempre o processo interno de discussão do meu partido. Não faço como alguns que querem botar o carro na frente dos bois. Minha opinião pessoal é que devemos reproduzir no Maranhão a mesma base de apoio do governo Lula, não só com o PT, mas trazendo também PCdoB e PSB, se puder. Não podemos de maneira nenhuma tirar o PMDB dessa discussão”, declarou.
O encontro que vai definir a política de alianças foi marcado para os dias 26 e 27 de março. Até o dia 5 o partido recebe as teses para essa reunião. Devem ser efetivadas apenas duas: uma pró-Flávio Dino (PCdoB) e a outra da composição com o PMDB.
Chocolate, Jardim e Monteiro conversam civilizadamente
No entanto, na ânsia de mostrar serviço, o ”balaio” Márcio Jardim apresentou um abaixo-assinado mixuruca com apenas 26 nomes, dos 51 membros do diretório, defendendo a aliança com o deputado comunista. Destes, muitos não são delegados que participarão do encontro. A lista mostra, em tese, que 50% dos petistas não querem essa opção. Imediatamente Dutra, possivelmente “enciumado” com o movimento de Jardim, anunciou uma reunião dos defensores da tese pró-Dino para o próximo dia 13.O ex-radical partiu para o contra-ataque no sentido de marcar ainda mais sua posição. Queria que Monteiro atendesse ainda neste sábado um pedido de Dino para uma conversa com os membros da Executiva. O presidente do PT rechaçou a ideia dizendo que a questão (se recebe ou não o deputado para a conversa) ainda precisa ser discutida internamente.
E assim caminha o PT.
Veja como ficou formada a Executiva:
Presidente – Raimundo Monteiro
1º vice-presidente - Augusto Lobato
2º vice-presidente - Janete Araújo
Secretário-geral - Fernando Magalhães
Secretário de Finanças - Mundico Teixeira
Bira do Pindaré é o novo Secretário de
Organização da nova Executiva do PT
Secretário de Relações Institucionais - Edmilson Carneiro
Secretário de Comunicação - Fábio Dias
Secretário de Movimentos Populares - Socorro Lago
Secretário de Mobilização - Raimundo Dutra (Caxias)
Secretaria Agrária - José Inácio
1º vogal - Washington Luis
2º vogal - Márcio Jardim
3º vogal - Dada (Magalhães de Almeida)
4º vogal - Juscelina.
Com informações do Blog de Décio Sá
http://colunas.imirante.com/decio/2010/02/27/pt-cada-vez-mais-perto-de-alianca-com-pmdb-no-ma/
Nenhum comentário:
Postar um comentário