terça-feira, 2 de março de 2010

PT cada vez mais perto de
aliança com PMDB no MA
A reunião do Diretório Estadual do PT
definiu os novos membros da Executiva do partido.
.
Depois de muita discussão e até briga, um acordão entre as correntes definiu a questão quase por unanimidade. Não houve nenhum voto contra o acordo, apenas duas abstenções.
O presidente Raimundo Monteiro terá como 1º vice o candidato derrotado Augusto Lobato. Durante a campanha ele acusou o “companheiro” de ter vencido o PED (Processo de Eleição Direta) na “fraude”. Os dois até posaram para fotos juntos, apesar do segundo ter recusado um pedido de abraço feito pela militância.
O sindicalista Fernando Magalhães será o secretário-geral, Mundico Teixeira (Finanças), Bira do Pindaré (Organização), Edmilson Carneiro (Institucional) e o deputado Washington Luis será o 1º vogal (veja a relação completa abaixo). Vogal é uma espécie de suplente.
O acordão é um sinal que o PT tenta se civilizar na gestão Monteiro. O atual presidente acusava o agora ex-presidente Domingos Dutra justamente de não promover este tipo de entendimento.
É visível dentro da legenda o crescimento da tese pró-aliança com o PMDB da governadora Roseana Sarney. Um sinal foi o discurso de Dutra admitindo a aliança, mas pregando que os petistas contrários à tese não sejam “perseguidos”. Washington, pela primeira vez publicamente, admitiu o apoio a peemedebista.
“Respeito sempre o processo interno de discussão do meu partido. Não faço como alguns que querem botar o carro na frente dos bois. Minha opinião pessoal é que devemos reproduzir no Maranhão a mesma base de apoio do governo Lula, não só com o PT, mas trazendo também PCdoB e PSB, se puder. Não podemos de maneira nenhuma tirar o PMDB dessa discussão”, declarou.

Eleito tesoureiro, tendo seu nome apresentado pelas duas correntes, motivo da demora da renião iniciada às 9h e encerra por volta das 17h, Mundico Teixeira, de Caxias, é outro a defender o apoio do partido à reeleição de Roseana. “O PMDB tem sido parceiro do PT nacionalmente e esse projeto tem de continuar. As pessoas tem o problema de personalizar a discussão, apesar dos partidos serem formados por pessoas. Mas nossa aliança é institucional”, avaliou.
O encontro que vai definir a política de alianças foi marcado para os dias 26 e 27 de março. Até o dia 5 o partido recebe as teses para essa reunião. Devem ser efetivadas apenas duas: uma pró-Flávio Dino (PCdoB) e a outra da composição com o PMDB.

Chocolate, Jardim e Monteiro conversam civilizadamente

No entanto, na ânsia de mostrar serviço, o ”balaio” Márcio Jardim apresentou um abaixo-assinado mixuruca com apenas 26 nomes, dos 51 membros do diretório, defendendo a aliança com o deputado comunista. Destes, muitos não são delegados que participarão do encontro. A lista mostra, em tese, que 50% dos petistas não querem essa opção. Imediatamente Dutra, possivelmente “enciumado” com o movimento de Jardim, anunciou uma reunião dos defensores da tese pró-Dino para o próximo dia 13.
O ex-radical partiu para o contra-ataque no sentido de marcar ainda mais sua posição. Queria que Monteiro atendesse ainda neste sábado um pedido de Dino para uma conversa com os membros da Executiva. O presidente do PT rechaçou a ideia dizendo que a questão (se recebe ou não o deputado para a conversa) ainda precisa ser discutida internamente.
E assim caminha o PT.

Veja como ficou formada a Executiva:

Presidente – Raimundo Monteiro

1º vice-presidente - Augusto Lobato

2º vice-presidente - Janete Araújo

Secretário-geral - Fernando Magalhães

Secretário de Finanças - Mundico Teixeira


Bira do Pindaré é o novo Secretário de

Organização da nova Executiva do PT

Secretário de Relações Institucionais - Edmilson Carneiro

Secretário de Comunicação - Fábio Dias

Secretário de Movimentos Populares - Socorro Lago

Secretário de Mobilização - Raimundo Dutra (Caxias)

Secretaria Agrária - José Inácio

1º vogal - Washington Luis

2º vogal - Márcio Jardim

3º vogal - Dada (Magalhães de Almeida)

4º vogal - Juscelina.

Com informações do Blog de Décio Sá

http://colunas.imirante.com/decio/2010/02/27/pt-cada-vez-mais-perto-de-alianca-com-pmdb-no-ma/

Nenhum comentário: