sexta-feira, 19 de março de 2010

Taxas de juros bancários permanecem
estáveis em fevereiro, afirma Procon-SP

O Procon-SP divulgou sua pesquisa mensal sobre taxas de juros bancários e apontou que as taxas de empréstimo pessoal e cheque especial mantiveram-se estáveis em fevereiro. Este é o quinto mês consecutivo que o empréstimo pessoal fica no mesmo patamar e o terceiro mês que cheque especial permaneceu estável.
A taxa média do empréstimo pessoal manteve-se em 5,17% ao mês. Já a taxa do cheque especial ficou em 8,79% ao mês na maioria dos bancos. A única alteração foi apontada pelo Bradesco, que elevou a taxa de empréstimo pessoal de 5,34% para 5,37%.
Os dados coletados referem-se a taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais, independente do canal de contratação, sendo que para o cheque especial foi considerado o período de 30 dias. A pesquisa envolveu dez instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco.
O Procon-SP alerta que o consumidor deve pensar antes de contratar um empréstimo. Se o objetivo for saldar uma dívida no cheque especial, é preferível contratar um empréstimo pessoal, pois as taxas são menores. No entanto, se o objetivo for adquirir bens e esse objetivo não puder ser adiado, deve averiguar a possibilidade de um parcelamento sem juros ou comparar a taxa de financiamento praticada pelo estabelecimento comercial com a taxa de um empréstimo pessoal.
Os bancos estão aguardando os novos rumos da política monetária e preferem assumir uma posição de cautela em relação às suas taxas de juros. Na primeira reunião deste ano (ocorrida nos dias 26 e 27 de janeiro), o COPOM – Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu manter a taxa Selic em 8,75% ao ano.

Nenhum comentário: