sábado, 13 de março de 2010

UNI lança campanha por acordo
global com HSBC e Santander
.
A UNI Finanças, um braço da UNI Sindicato Global, que representa 20 milhões de trabalhadores de cerca de 900 entidades ao redor do mundo, promove na próxima quarta-feira (17/3), em São Paulo, o seminário de lançamento da campanha mundial por um acordo marco global com o HSBC e o Santander. O objetivo é garantir direitos básicos e conquistas para funcionários destas instituições financeiras em todo o mundo.
O ato de lançamento da campanha será presidido pelo chefe mundial da UNI Finanças, o alemão Oliver Roethig. "Queremos mostrar ao HSBC e ao Santander que as entidades sindicais filiadas à UNI estão unidas nessa campanha por um acordo marco global", afirmou.
Já confirmaram presenças dirigentes de entidades sindicais de 19 países, onde os dois bancos internacionais possuem agências. Do Brasil comparecem representantes de sindicatos, federações e integrantes das Comissões de Organização dos Empregados (COE) do HSBC e Santander.
O acordo global visa assegurar direitos fundamentais para os trabalhadores dos dois bancos, independentemente dos países onde se encontram estabelecidos, como o direito à organização em sindicatos sem ingerência patronal e o direito à sindicalização, o que significa que nenhum trabalhador poderá sofrer retaliações, repressão e discriminações.
Também são objetivos do acordo global: firmar compromisso dos bancos em respeitar a legislação de cada país, assegurar negociação coletiva e diálogo social permanente em todos os níveis e combater as práticas antissindicais e a precarização do trabalho.

As entidades sindicais buscam negociações para firmar a assinatura do acordo global em 2010, ano em que acontecerá o congresso mundial da UNI. HSBC e Santander foram os bancos menos afetados pela crise financeira e, portanto, não têm razões para negar o atendimento dessa importante demanda dos representantes dos trabalhadores em todo mundo.

Nenhum comentário: