terça-feira, 19 de maio de 2009

Leia a mensagem do Companheiro Moreira
(BB Deodoro) aos bancários e bancárias
S
Caro Colega,
O processo eleitoral do Sindicato dos Bancários está na reta final. Alguns pontos das chapas (1 e 2) se confundem. Na questão das mesas separadas ou mesa única é que aparecem as maiores divergências. Tem-se dito que a volta às mesas separadas é ruim para a categoria. É verdade que as negociações em mesa única são uma conquista dos bancários e que não devemos arriscar trocar esta conquista por modelos que poderão enfraquecer o movimento da categoria e trazer maiores prejuízos no futuro.
S
Retrospectiva
Década de 90 a 2002: Governo Collor/FHC – período de muitas dificuldades para a categoria. Época de demissões, PDV, esfacelamento do movimento sindical – reajustes zero na maior parte do período. Ambiente angustiante. Não se obteve sequer os índices de inflação nos bancos públicos, por isso a defasagem de mais de 60% objeto de discussão do movimento eleitoral.
Alguns colegas que não vivenciaram aquele tempo podem – equivocadamente - acompanhar o raciocínio da Chapa 1. Entretanto é possível analisar alguns aspectos históricos tais como:
- 1990 – BB novo rosto (período de horror: descomissionamentos, PDV, demissões)
- 1995 – PDV – demissões – transferências compulsórias etc. – momento terrível.
- 1996 – PDV – idem
Neste ambiente não havia como mobilizar os bancários - as pessoas tinham medo de retaliação. A partir de 2003 o movimento voltou a ser mais atuante. Com o advento de mesa única a partir de 2004, os reajustes contemplaram pelo menos os índices de inflação com algum ganho real, o que há muito não se via.
s
Mobilização
Defendemos a continuidade do sistema de mesa única - que protege o salário da categoria sob esse aspecto – e as mesas específicas banco a banco.
O modelo pode não ser perfeito sob a ótica de diversas lideranças, porém, atende em parte as reivindicações; a unidade da categoria em nível nacional pode avançar em novas conquistas.
Não devemos nos isolar do restante do país. Não sabemos como será o ambiente num próximo governo a partir de 2011.
MOREIRA (Conselho Fiscal CHAPA 2)

VAMOS ÀS URNAS!
VOTEMOS! PARTICIPEMOS!
A OMISSAO É A PIOR DERROTA.
VOTE CHAPA 2!

Nenhum comentário: