segunda-feira, 25 de maio de 2009

MINHA MENSAGEM PARA A CHAPA 2
,
Caríssim@,
Em 1982, houve eleições gerais no país.
O PT engatinhava com 2 aninhos de existência. Das urnas espirrou um PT magrinho, um vereador, aqui, outro prefeito ali. Fizemos um ou outra prefeitura em todo o país, inclusive uma no Pará. Foi um resultado amargo pra nós, cheias de gás e de ideologias e convictas que bastava isso pra ter caminhão de voto. Foi doído o resultado das urnas.
Lembro que o Henfil ficou tão amargurado que escreveu na Seção Carta da Mãe, na Veja, uma carta que terminava assim, meio a querer consolar a alma da gente: "Se não houver frutos, valeu a beleza das flores... se não houver flores, valeu a sombra das folhas... se não houver frutos, nem flores, nem folha, valeu a intenção da semente". (Henfil). Lembro desse episódio e o trago para a realidade da eleição nos bancários do Maranhão, para que tenhamos a convicção de que foi um resultado que demonstra que a categoria está partida, está quase ao meio. Fez uma opção nessa eleição, mas como ficará a condução do sindicato?
E, mais que isso, como ficará este valoroso grupo que empunhou a bandeira da CUT? São pontos para debater, mas não hoje, não amanhã. Agora, cada um, cada uma precisa recompor o sentimento, o afeto, a energia gasta desde o plebiscito e que desaguou na eleição.
Hoje, o momento é de ficar junto, mas não de avaliar eventuais erros. Porque precisamos ficar juntos, prosseguir juntos. A jornada não findou com a eleição. É tempo de chegar junto apenas para se abraçar, se acarinhar, buscar forças um no outro. Perder sempre dói. Perder por pouco dói mais ainda, quanto mais quando carregamos a certeza de que a nossa era e é a melhor proposta para a categoria. Não conseguimos que a maioria da nossa categoria entendesse a mensagem. Teremos 3 anos para demonstrar, com tino, jeito e humildade, que era a melhor proposta. Hoje, o dia é apenas para se aconchegar. E ter e valente certeza que a semente foi plantada.
Com meu carinho imenso,
Vera Paoloni

Nenhum comentário: