14 de Agosto
Dia Nacional de Luta
No dia 14 de agosto os trabalhadores e militantes dos movimentos sociais realizarão uma grande mobilização em São Paulo, e em diversas capitais brasileiras, em defesa do emprego, contra as demissões em massa, pela ratificação das Convenções 151 e 158 da OIT.
E mais: redução dos juros, fim do superávit primário, redução da jornada de trabalho sem redução de salários e direitos, reforma agrária e urbana, fim do fator previdenciário, em defesa da Petrobrás e das riquezas do pré-sal, por mais investimentos em saúde, educação e moradia, pela continuidade da valorização do salário mínimo, contra o golpe de estado em Honduras e pela solidariedade internacional aos povos.
A mobilização do dia 14 de agosto é um desdobramento da reunião ocorrida no dia 8 de julho, em São Paulo, com representantes de todas as centrais sindicais e de 18 movimentos populares.
Estratégia
Para Wagner Gomes, presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) a unidade das centrais sindicais e dos movimentos sociais tem uma importância estratégica neste momento em que a crise financeira internacional está sendo usada com pretexto pelos empresários para reduzir salários, promover demissões em massa e atacar direitos conquistados com muita luta pelos trabalhadores.
"Para nós, a unidade é decisiva, pois se queremos enfrentar a crise e resistir aos ataques aos direitos trabalhistas, a unidade das centrais sindicais é o melhor instrumento. A CTB defende com unhas e dentes a continuidade dos trabalhos conjuntos. Também defendemos a convocação unitária de uma nova Conclat, para que possamos debater a conjuntura e aprovar proposta de reivindicações unitárias. Seria uma pacto de ação. Esta é uma proposta da CTB e estamos batalhando para que aconteça".
Consciência de classe
Segundo o presidente da CTB, a Jornada Unificada Nacional de Lutas revela o amadurecimento do movimento sindical que superou as divergências políticas para fazer uma grande mobilização no dia 14 de agosto.
Portal CTB
Portal CTB




Nenhum comentário:
Postar um comentário