sexta-feira, 31 de julho de 2009

ECONOMIA EM ALERTA
VALE cortará capacidade de
produção de minério de ferro em 25%
.
A Vale vai cortar sua capacidade de produção de minério de ferro em 25 por cento este ano. A empresa está parando a produção de minério de concentração mais baixa e fechando unidades de alto custo de produção, informou o presidente da companhia na China, Michael Zhu.
"Haverá um corte de 25 por cento na capacidade de produção de minério de ferro em 2009", informou Zhu.
A Vale, maior produtora de minério de ferro do mundo, reduziu produção de minério de ferro em 10 por cento, ou cerca de 30 milhões de toneladas, no final do ano passado.
A empresa também paralisou seis usinas pelotizadoras responsáveis por 29,3 por cento suas capacidade de produção do produto.Zhu também comentou sobre as negociações anuais do preço do minério de ferro com a China, que tem o maior setor siderúrgico do mundo e é o principal cliente da mineradora brasileira.Ele afirmou que a Vale apoiou fortemente o sistema atual de estabelecimento de preços de referência para a commodity com as concorrentes, BHP Billiton e Rio Tinto.
"Nossa questão é: qual é escolha das siderúrgicas chinesas? Se nós não continuarmos definindo preços de referência, quais são as outras opções?"Zhu defendeu o sistema dizendo que desde 2003 o preço médio no mercado à vista tem sido 26 dólares por tonelada superior ao valor referencial da Vale."A Vale nunca pediu um preço maior (durante esse tempo). Nós sempre cumprimos nosso compromisso com o contrato", disse ele.
Luo Bingsheng, vice-presidente da Associação de Ferro e Aço da China (CISA, na sigla em inglês), afirmou que mineradoras e as siderúrgicas chinesas decidiram reduzir os preços do minério de ferro a ser entregue sobre contrato de fornecimento de 2009, mas que ainda não houve consenso sobre o tamanho dos cortes. (Reuters)

Nenhum comentário: