quinta-feira, 30 de julho de 2009

Prorrogadas as inscrições do prêmio
“Caixa Melhores Práticas em Gestão Local”
O prazo de inscrições para a sexta edição do prêmio “Caixa Melhores Práticas em Gestão Local” – ciclo 2009/2010 foi prorrogado até o dia 31 de julho, sexta-feira desta semana.
Os interessados poderão inscrever-se pelo site www.caixa.gov.br.
.
A iniciativa visa reconhecer projetos brasileiros voltados para a redução da pobreza, geração de renda, desenvolvimento econômico, gestão ambiental e gestão municipal, que apresentam impacto visível na melhoria das condições de vida da população e que foram executados em parceria com a Caixa.
Para este ano, o objetivo é premiar até 20 projetos, sendo até dez sobre “Gestão municipal”, seis que tenham como tema “Gestão ambiental e saneamento” e “Desenvolvimento local e inclusão social” e outros quatro dentro da temática “Habitação”. As melhores práticas receberão um troféu, certificado, medalha e patrocínio para divulgação do projeto.
A Caixa também inscreverá as iniciativas vencedoras no “Best Practices and Local Leadership Programme”, um programa das Nações Unidas. Os projetos participantes devem atender aos critérios de seleção, com destaque para parceria, sustentabilidade, impacto, liderança e fortalecimento da comunidade, igualdade de gênero, inclusão social, inovações no contexto local e reaplicabilidade.
As informações completas sobre os critérios também estão disponíveis no site da Caixa na internet. A cerimônia de premiação será em Brasília, em dezembro deste ano. Histórico Lançado em 1999, o prêmio “Caixa Melhores Práticas em Gestão Local” já contou com a participação de 953 projetos, sendo 273 na última edição, realizada no biênio 2007/2008, que teve recorde de inscritos.
Ao todo, 50 iniciativas foram premiadas pela empresa, sendo 21 classificadas entre as 100 melhores do mundo, no prêmio internacional de Dubai, nos Emirados Árabes.
Exemplo de destaque é o “Santo André Mais Igual”, uma das dez melhores práticas vencedoras da edição internacional de 2001, do Habitat/ONU.
O prêmio “Caixa Melhores Práticas em Gestão Local” é inspirado no modelo do Habitat das Nações Unidas, denominado “Best Practices and Local Leadership Programme” – BLP, e traduz a colaboração da Caixa como empresa pública na implantação da Agenda Habitat, compromisso internacional assumido pelo Brasil na Segunda Conferência das Nações Unidas sobre os Assentamentos Humanos (Habitat II), em Istambul, Turquia, em 1996.
A meta desse prêmio é identificar, documentar, avaliar, premiar e difundir as melhores experiências em gestão local, resultantes de ações e projetos nos quais a Caixa tenha atuado como parceira. Nesse caso, o objetivo é incentivar a adoção de práticas semelhantes e contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável dos assentamentos humanos.

Nenhum comentário: