quinta-feira, 30 de julho de 2009

Reivindicações visam
.
ampliar poder de compra
Trabalhadores exigem índice de reajuste de 10% nos salários
e verbas, além da valorização dos pisos de ingresso e PLR maior
.
As fortes mobilizações da categoria, acompanhadas de intensas negociações do Sindicato, garantiram a retomada do poder de compra dos trabalhadores nos últimos anos. Desde 2004, o aumento real nos salários tem fortalecido o poder de compra dos bancários de instituições financeiras públicas e privadas.
“A valorização do poder de compra tem de ser mantida neste ano não apenas com o aumento real nos salários, mas também com a correção dos pisos de ingresso, PLR maior e um plano de cargos e salários em todas as empresas”, diz o presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino. “Os bancários são os principais responsáveis pelo bom desempenho das instituições financeiras e merecem ser valorizados”, destaca.
Reivindicações
Entre as cláusulas econômicas que serão entregues à federação dos bancos (Fenaban) está a reivindicação de reajuste de 10% nos salários e verbas.
O índice, composto por reposição da inflação (no período entre 1º de setembro de 2008 e 31 de agosto de 2009) mais aumento real de 5%, foi considerado o ideal pela maioria dos bancários que responderam à consulta do Sindicato. Para os pisos de ingresso, a referência é o salário mínimo do Dieese atualmente em R$ 2.047.
Até o fim da tarde de terça 28, não estava agendada a data para a entrega da pauta de reivindicações à federação dos bancos (Fenaban). “Estamos prontos para dar início às negociações”, afirma Marcolino.
Cláudia Motta - 28/07/2009

Nenhum comentário: