sábado, 28 de novembro de 2009

ArtigoAinda bem!
Graça Gomes*
.
Finalmente, o exame de mama fica garantido para mulheres acima dos 40 anos. Já existe a gratuidade do mesmo pelo SUS, contrariando estudos norte-americanos que sugerem o exame após os 50.
Cada vez mais mulheres são acometidas por essa doença e, contrariando algumas pesquisas, o número também é crescente entre as mais jovens. Estudos comprovam que, a partir dos 40 anos, a probabilidade é ainda maior.
Com essa idade pré-menopausa, fatores como estresse, genética e etc. também provocam tumores que, muitas vezes, não são detectados a tempo, levando a mulher a ser mastectomizada e até mesmo à morte.
A conduta do rastreamento do câncer de mama deve ser uma constante, independente da idade e opinião pessoal. As mais jovens devem fazer sempre auto-exame, que pode ser realizado no 10° dia do ciclo menstrual E, sempre que possível, ir ao mastologista e solicitar ultra-sonografia mamária, de grande relevância.
Com o avanço de uma vida cada vez mais exigente, as mulheres vivem tripla jornada de trabalho, fazendo com que o estresse e a cobrança acarretem maior responsabilidade com trabalho, família, casa e estar sempre segurando toda barra diária.
Vale ressaltar que também temos de nos preocupar com qualidade de vida, fazendo exercícios diários e não deixando que o dia-a-dia consuma toda nossa energia. Corpo e mente interligados necessitam cada vez mais de oxigenação e uma boa alimentação. Devemos evitar bebidas alcoólicas em excesso e ambientes estressantes. “Tudo é questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranqüilo”. Ainda bem que no mundo todo a preocupação é grande em controlar essa maldita doença, muitas vezes silenciosa, traiçoeira e mortal. Se cuidar é preciso!
*Graça Gomes é diretora do Sindicato dos Bancários e membro da UBM

Nenhum comentário: