terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Contraf-CUT comemora hoje quatro
anos construindo lutas e vitórias
A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT) comemora nesta terça-feira, dia 26 de janeiro, o seu quarto aniversário de fundação. A entidade foi criada em 2006, durante uma assembléia histórica ocorrida em Curitiba, no Paraná.
Dois meses depois, a Confederação garantiu o registro sindical e já aglutina sete federações e 110 sindicatos, representando cerca de um milhão de trabalhadores do ramo financeiro, dos quais cerca de 400 mil bancários.A organização sindical por ramo de atividade é uma bandeira histórica da CUT.
Trata-se de reconhecer as ligações entre diversas categorias que atuam em um mesmo setor da economia. No ramo financeiro, os bancos adotaram a estratégia de se organizar em holdings. Dessa forma, muitos trabalhadores são empregados por bancos e realizam serviços ligados à atividade bancária, mas não são protegidos pela Convenção Coletiva de Trabalho, uma das maiores conquistas da categoria, válida para funcionários de bancos públicos e privados, de todo país.
Para o presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, os bancários mais uma vez se tornaram referência para outras categorias. "Estamos na dianteira ao cumprir uma das principais estratégias da CUT, que é a ampliação da representação. Com isso, pretendemos trazer para nossa categoria muitos trabalhadores que trabalham para banco e que hoje estão à margem da convenção coletiva dos bancários", sustenta.
Ao longo desses quatro anos, a Contraf-CUT esteve à frente de todas as campanhas salariais dos bancários, construindo lutas e vitórias. Em 2009, os trabalhadores conquistaram aumento real pelo sexto ano consecutivo, melhoria na forma de participação dos lucros, geração de 15 mil empregos e importantes avanços sociais, como a ampliação da licença-maternidade para seis meses e igualdade de tratamento para casais homoafetivos.
O quarto aniversário está sendo marcado pela participação da Contraf-CUT no Fórum Social Mundial 2010.
O evento, realizado este ano de forma descentralizada, iniciou com balanço dos 10 anos e uma marcha na segunda-feira, dia 25, em Porto Alegre, onde prossegue até sexta-feira, dia 29. Depois, o FSM continua nos dias 29, 30 e 31, em Salvador.
Nesta quarta-feira, dia 27, às 14h, a Contraf-CUT promove em parceria com o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, a Federação dos Bancários do RS, a CUT-RS e a Abong a oficina "Outro sistema financeiro é possível".
O objetivo é debater propostas e alternativas para estabelecer controles, ampliar e baratear o crédito, exigir responsabilidade social e enfrentar a forma predatória de atuação do capital financeiro. ]Os desafios são imensos, mas não falta para a Contraf-CUT compromisso com os trabalhadores do ramo financeiro, disposição de luta para buscar melhorias, coragem para superar obstáculos e esperança para construir a unidade e ampliar direitos e conquistas para a classe trabalhadora e a cidadania.
Fonte: Contraf-CUT

Nenhum comentário: