terça-feira, 26 de janeiro de 2010

BB terá novas linhas
de crédito imobiliário
.
O Banco do Brasil (BB) se prepara para lançar novos produtos ligados ao setor imobiliário. Entre eles estão concessão de empréstimos garantidos por imóvel, financiamento para a construção a pessoas físicas e o aprimoramento das concessões para incorporadoras no "Minha Casa, Minha Vida".
O BB só passou a conceder financiamento imobiliário dentro do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) no segundo semestre de 2008 e agora trabalha para desenvolver produtos no setor, segundo o diretor de Empréstimos e Financiamentos do BB, Nilson Martiniano.
A carteira de crédito imobiliário do BB era de R$ 1,6 bilhão ao final de 2009. A expectativa é que chegue a R$ 3,6 bilhões até dezembro.Um dos primeiros produtos a serem lançados deve ser o empréstimo que tenha um imóvel como garantia.
Não há data para o lançamento dessa linha, mas operacionalmente o produto está pronto. A modalidade é chamada de "home equity" e se assemelha a uma hipoteca. Nesse modelo, os bancos concedem empréstimos conforme o valor do imóvel.
Em geral, as concessões são de 50% do valor do bem.O BB também se prepara para conceder financiamento à construção para pessoas físicas.
O banco irá aproveitar a experiência da Nossa Caixa, que já oferece essa modalidade.
O banco paulista foi comprado pelo BB em 2008.O BB estuda produtos voltados às pessoas jurídicas, no âmbito do "Minha Casa, Minha Vida".
O período de produção das unidades habitacionais construídas para o programa fica entre dez e 12 meses ante média do mercado de 24 meses. Esse prazo menor requer logística de concessão e gerenciamento de crédito diferenciado, disse Martiniano.

Nenhum comentário: