Sites bancários podem melhorar
comunicação, revela estudo
Pesquisa exclusiva analisa páginas dos dez maiores bancos
brasileiros e mede nível de disposição para o diálogo digital.
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A comunicação na internet dos dez maiores bancos brasileiros precisa melhorar e passar por revisões para construir relacionamentos mais positivos com seus públicos e fidelizar seus clientes.
A constatação é resultado de avaliação inédita, feita pelo Comunicômetro®, ferramenta gerencial exclusiva criada pela Retoque Comunicação. A análise avalia os sites das empresas por meio do impacto das ações de comunicação e a existência de políticas corporativas para diferentes públicos.
“A pesquisa com o setor bancário é a primeira aplicada pela metodologia do Comunicômetro®. “Escolhemos esse setor por ser um segmento representativo da economia no qual a transparência é um dado vital para sustentar a credibilidade e a imagem institucional construída ao longo do tempo”, afirma Luiz Chinan, idealizador do projeto e sócio-diretor da Retoque.
O ranking resultante da pesquisa revelou que, na avaliação da comunicação geral, os bancos que possuem os melhores sites. Segundo o estudo, apenas Itaú Unibanco e Banco do Brasil se classificaram com um nível de excelência na apresentação de recursos e disposição de diálogo. Suas páginas iniciais vão além da simples apresentação institucional ou formulário de negócios.
Os outros públicos avaliados separadamente na análise foram: imprensa, governo, clientes, funcionários e comunidade, levando em consideração o nível de transparência, a qualidade e o impacto da comunicação gerada pelo site, além de permitir a comparação entre diversos concorrentes do mesmo setor.
Mais de 50 itens foram analisados em cada um dos sites, verificando a existência desde requisitos básicos para cada público, como designação de pessoas e dados de contato, até mecanismos sofisticados de interação, como transações econômicas e participação em redes sociais.
Comunicação com os clientes e imprensa - Para se ter uma noção mais abrangente do que revelou a pesquisa, no quesito comunicação aos clientes, a situação é boa, mas deveria ser muito melhor. O que se percebe é uma preocupação maior com a comunidade do que com os próprios correntistas. Apenas o Itaú Unibanco demonstra um nível de excelência nessa área. Os demais bancos ainda disponibilizam a seus clientes poucos recursos na internet. Boa parte do ranking voltado para esse público está em um nível crítico.
Com a imprensa, a situação também deixa muito a desejar e os recursos destinados a esse público são precários. Apenas Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Santander e Caixa Econômica Federal contam com um nível de instrumentos virtuais considerado adequado para o diálogo com a imprensa em seus sites. “Considerando-se que os jornalistas estão entre os principais formadores de opinião, percebe-se que as instituições bancárias ainda não se convenceram, de maneira geral, da importância do bom relacionamento com a mídia a partir do universo digital”, analisa Chinan.
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Ranking final em três categorias:
Ranking final em três categorias:
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Comunicação Geral: 01)Itaú Unibanco 02)Banco do Brasil 03)Bradesco 04)Santander 05)Caixa Econômica Federal e Banrisul 06)HSBC 07)Votorantim 08)Citibank 09)Safra.
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Clientes.: 01) Itaú Unibanco 02) Santander 03) Banco do Brasil Caixa Econômica Federal Citibank 04) Banrisul HSBC Bradesco 05)Safra 06) Votorantim.
Clientes.: 01) Itaú Unibanco 02) Santander 03) Banco do Brasil Caixa Econômica Federal Citibank 04) Banrisul HSBC Bradesco 05)Safra 06) Votorantim.
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Imprensa: 01)Itaú Unibanco Banco do Brasil Santander Caixa Econômica Federal 02) HSBC 03) Banrisul 04) Citibank 05) Votorantim Bradesco 06)Safra.
Imprensa: 01)Itaú Unibanco Banco do Brasil Santander Caixa Econômica Federal 02) HSBC 03) Banrisul 04) Citibank 05) Votorantim Bradesco 06)Safra.
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BNB-Etene lança dois editais de concorrência
pública para pesquisa tecnológica
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O Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (BNB/ETENE-Fundeci) promove o lançamento de dois avisos/editais de concorrência pública para pesquisa tecnológica, no valor de R$ 1 milhão cada. O primeiro destina-se à pesquisa e à difusão de tecnologias de prevenção e controle da desertificação; e o segundo, ao fomento à inovação tecnológica em micro e pequenas empresas.
As propostas deverão ser apresentadas ao BNB pelas Entidades Proponentes exclusivamente via Internet no endereço www.bnb.gov.br, utilizando o programa de preenchimento Formulário Únivo de Proposta (FUP-FUNDECI), disponível no mesmo endereço eletrônico. A confirmação da recepção da proposta será feita pelo próprio sistema que emitirá certificado de recebimento. O prazo para recebimento das propostas encerra-se às 18h do dia 26 de fevereiro.
Os Avisos disponibilizados pelo Fundeci têm como foco o desenvolvimento científico e tecnológico da área de atuação do Banco do Nordeste, e buscam incentivar a interação do setor produtivo; a valorização de pesquisas e difusão de tecnologias inovadoras, com reconhecida importância para o aproveitamento das potencialidades regionais, e o incremento da sustentabilidade dos empreendimentos financiados pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
De acordo com a proposta, a manutenção e a melhoria da qualidade ambiental (Aviso Etene 09/2009) consistem em pressupostos básicos para o desenvolvimento sustentável, sendo um dos aspectos previstos no arcabouço legal do País. “O processo de desertificação constitui-se em fenômeno com relevantes impactos adversos no contexto nordestino, causando enormes prejuízos nos aspectos econômico, social e ambiental, de modo que se faz necessário desenvolver e transferir o conhecimento acerca do tema para alcançar o desenvolvimento sustentável”, afirma o gerente do Fundeci, José Maria Marques de Carvalho.
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