segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Bancários retomam debate com BB
sobre incorporação da Nossa Caixa
Em nova rodada de negociações entre o movimento sindical e a Unidade de Gestão da Transição do Banco do Brasil (UGT) ficou definido os novos rumos do processo de incorporação da Nossa Caixa.
O encontro tratou de uma série de questões pendentes do processo."Conseguimos elucidar algumas questões e vamos continuar discutindo para tentar resolver algumas pendências. Enquanto isso, é importante que os trabalhadores fiquem atentos e denunciem aos sindicatos qualquer abuso, desrespeito ou descumprimento de alguma regra da transição", afirma Eduardo Araújo, representante da Contraf-CUT na mesa temática de incorporações.
Uma rodada de negociação permanente ficou agendada para o dia 10 de fevereiro, próxima quarta-feira.
A pauta do encontro inclui temas que têm divergência de interpretação, como tempo de experiência, habitualidade, VCPI, que queremos que seja VCP, e assistência médica e previdência.
Veja abaixo os principais pontos do debate desta sexta:
Folha de Pagamento
O holerite, que passou a se chamar espelho, está gerando uma série de confusões entre os funcionários originários da Nossa Caixa.
Os representantes dos trabalhadores solicitaram uma reunião com a área de folha de pagamento do BB (Dipes) para elucidar estes pontos e esclarecer as dúvidas dos bancários.
Nomeações
As entidades sindicais receberam reclamações de bancários oriundos da Nossa Caixa de várias regiões manifestando desconfiança em relação às nomeações.
Os dirigentes sindicais reivindicaram transparência no processo.
Dessa forma, será feita uma reunião com o BB para dissecar as nomeações feitas até o momento e tornar o processo mais claro para os bancários.
PCS da Nossa Caixa
O banco informou que irá acertar ainda em fevereiro a evolução no PCS dos funcionários oriundos da Nossa Caixa que fizeram aniversário em novembro e daqueles que decidiram não migrar e fizeram aniversário em dezembro e janeiro.
PABs
O BB confirmou que deverá transformar em agências os Postos de Atendimento Bancários (PABs) que tenham porte para tanto. Os PABs com menos movimento permanecerão na mesma situação.
O banco informou ainda que não tem nenhum plano para o fechamento de PABs.
Remoções
Os representantes do banco informaram que 1.084 pessoas que pediram remoção para outras áreas (auxiliares administrativos) já foram transferidas. Para os trabalhadores que pediram transferência e ainda não foram removidos, ainda está valendo o prazo de 60 dias dado pelo banco para efetivar a migração da área.
Além disso, a empresa garantiu que todos os funcionários que se inscreveram no SACR (sistema de transferência automática) terão suas vagas asseguradas.
Após o término das transferências internas, as vagas remanescentes serão preenchidas com a convocação de novos concursados.
Vagas
O banco esclareceu uma falha no sistema SACR no que diz respeito ao número de vagas informado pelo programa. O problema é que o sistema não considera como vagas preenchidas os casos de funcionários que não assinaram o termo de opção. Dessa forma, muitas vezes o programa mostra mais vagas do que realmente existem numa determinada área.
Os representantes dos bancários solicitou que o banco corrija o sistema para que os trabalhadores não corram mais risco de engano quando solicitarem uma vaga.
FGTS
A Caixa Econômica Federal abriu uma nova conta de FGTS para os trabalhadores oriundos da Nossa Caixa para adequar a conta ao CNPJ do BB. Por conta disso, os trabalhadores que vierem a se aposentar ou se desligar do banco devem solicitar levantamento dos depósitos tanto do BB quanto da Nossa Caixa nas agências da CEF.
Férias
Os dirigentes sindicais levaram até a mesa temática reclamações dos bancários a respeito do pagamento de férias. Os representantes do BB esclareceram que o banco adota um critério diferente do da Nossa Caixa para o pagamento das férias.
O banco faz uma antecipação do pagamento usando como base de cálculo o salário liquido do trabalhador do mês anterior ao período de férias e faz o acerto no mês subseqüente a sua volta. "Essa mudança de cálculo tem causado confusão entre os trabalhadores, mas todos receberão o valor total de suas férias", diz Eduardo Araújo.
Caixas
Com relação aos caixas, ainda não está totalmente finalizada a sua dotação.
Porém, o BB afirma que, com a implantação do projeto BB 2.0, haverá aumento da quantidade de caixas. "Nós já cobramos do banco que os atuais caixas eventuais 'permanentes' sejam efetivados nessas novas vagas previstas no projeto", diz Eduardo.
Hora Extra
Os dirigentes receberam denúncias de que existem trabalhadores fazendo hora-extra sem marcar ponto e sem pagamento. Os representantes dos trabalhadores cobraram do banco que emita uma orientação correta aos gestores sobre o manuseio do SISBB. Além disso, os sindicatos irão acompanhar e denunciar os gestores que agirem de forma errada.
Fonte: Contraf-CUT

Nenhum comentário: