sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Banco Central dos EUA mantém
juros no menor nível da história
.
O Federal Reserve – o banco central dos Estados Unidos – anunciou a manutenção da taxa básica de juros da economia norte-americana no menor patamar da história.
Os juros nos EUA, com isso, permanecem entre zero e 0,25%.
Em comunicado divulgado após o encontro, o Fed reforçou a posição das reuniões anteriores de que a economia demonstra sinais de recuperação e de retomada do emprego.
No entanto, a autoridade monetária prevê que a manutenção do cenário de inflação baixa e desemprego ainda alto deve segurar a taxa de juros no atual patamar por "um longo período".

O Federal Reserve prometeu que as manterá nesse nível por mais tempo para estimular uma recuperação da economia que está sendo freada pelo resistente alto nível de desemprego.
O comunicado de política monetária refletiu um tom um pouco mais positivo que o do encontro anterior em dezembro, embora o Fed tenha retirado uma referência à melhora no mercado imobiliário.
Hipotecas
O Fomc manteve hoje o plano de encerrar suas compras de hipotecas no fim de março e deixar a maior parte de seus programas de empréstimos de emergência expirar na data prevista, 1º de fevereiro. Superado o pior da crise financeira, o Fed está gradualmente removendo o imenso estímulo injetado na economia.
O Fomc tirou uma sentença de seu comunicado, a de que a economia deve "continuar fraca por algum tempo", que aparecia desde abril de 2009, e a mudou para "o ritmo da recuperação econômica deve ser moderada por algum tempo".
O Fomc também disse que a atividade econômica continuou se "fortalecendo", um tom mais otimista do que o termo "pick up" usado em dezembro.
Com a economia gradualmente melhorando, o Fed disse que planeja encerrar as compras de US$ 1,25 trilhão em títulos lastreados em hipotecas e de cerca de US$ 175 bilhões em dívidas de agências até 31 de março, como o previsto. As informações são da Dow Jones.
(Com Reuters e Agência Estado)

Nenhum comentário: