sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Contraf-CUT alerta para as armadilhas
contidas no novo PAA da Caixa
.
A direção da Caixa anunciou o novo Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA) para os empregados que já estão aposentados pelo INSS e continuam trabalhando e para aqueles que estarão aptos a se aposentar até 28 de fevereiro de 2011.
O prazo para adesões vai de 1º de fevereiro a 1º de março deste ano.
E o período para o desligamento da empresa vai de 2 de março a 30 de abril.
O plano é semelhante ao implementado pela Caixa no final de 2007, sem nenhuma vantagem adicional.
A Contraf-CUT considera que a adesão ao PAA é uma decisão individual de cada trabalhador de acordo com o interesse pessoal de cada um, mas considera seu dever alertar para algumas armadilhas contidas no plano, sobretudo para os que ainda não estão aposentados pelo INSS. "Em primeiro lugar, os empregados que estarão aptos a se aposentar até fevereiro do próximo ano e estiverem dispostos a aderir ao PAA precisam levar em consideração que, além de pagar a parte da sua contribuição para a Funcef e para o Saúde Caixa, ficarão sem receber salário no período entre a homologação da demissão e a aposentadoria pelo INSS", avisa Plínio Pavão, secretário de Saúde da Contraf-CUT e membro da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa).
Além disso, esclarece o dirigente, caso o empregado que assinar o termo concordando com as condições do PAA, por alguma razão desistir no futuro de requerer a aposentadoria junto ao INSS, não apenas terá de indenizar a Caixa pelos gastos da patrocinadora relativos ao Saúde Caixa como perderá definitivamente esse benefício.
O primeiro PAA implementado no fim de 2007 registrou um índice de 30% de adesões entre o público-alvo. Há atualmente na Caixa cerca de 4.400 empregados que já estão aposentados pelo INSS e continuam trabalhando e aproximadamente cinco mil aptos a se aposentar até 28 de fevereiro de 2011. Fonte: Contraf-CUT

Nenhum comentário: