sábado, 20 de março de 2010

BANCOS SE ANTECIPARAM
AO BC E AUMETARAM JUROS
.
Os bancos não estão para brincadeira. Apesar de a taxa básica de juros (Selic) ter permanecido estável nos primeiros meses do ano — e continuar em 8,75% pelos próximos 45 dias, conforme decidiu ontem o Comitê de Política Monetária (Copom) —, a maior parte das instituições financeiras encareceu o crédito aos consumidores. Para espanto do Banco Central, o movimento foi puxado pelas instituições públicas.
O Banco do Brasil foi o mais agressivo. Entre o fim de dezembro de 2009 até a primeira semana de março, elevou os juros nas quatro operações acompanhadas de perto pela autoridade monetária: no cheque especial, a taxa média passou de 7,74% para 7,81% ao mês; no crédito pessoal, o salto foi de 2,45% para 2,47% mensais; no financiamento de veículos, os juros passaram de 1,60% para 1,75% ao mês; e, no financiamento de bens de consumo, de 1, 69% para 2,22% mensais.
A Caixa Econômica Federal não ficou atrás. A clientela foi punida em três linhas. A taxa média dos empréstimos pessoais subiu, no mesmo período, de 2,17% para 2,23% mensais. Nos financiamentos de veículos, os juros saíram de 1,50% para 1,58% ao mês. Já no crédito para bens de consumo, o custo médio pulou de 4,56% para 4,68% mensais. Nesta última linha, por sinal, a Caixa cobra a os maiores juros n,a comparação com os principais bancos do país.
Compulsórios
Entre as instituições privadas, a alta foi puxada pelo HSBC, também com juros maiores em três das quatro linhas a pessoas físicas que têm as taxas divulgadas pelo BC em seu site. No cheque especial, o custo médio subiu de 8,59% para 8,95% ao mês. Nos financiamentos de carros, a taxa foi de 1,42% para 1,43% mensais. Para os bens de consumo, os juros passaram de 3,97% para 4,05% ao mês.
"Esse movimento de alta dos juros cobrados pelos bancos já era esperado. As instituições estão pagando mais caro para captar recursos no mercado diante da expectativa de aumento da Selic. Também se anteciparam à elevação dos depósitos compulsórios que são obrigadas a recolher no BC e, muito provavelmente, devem estar enfrentando inadimplência maior", disse Otávio Paz, gestor da Global Equity.
Questionados pelo blog, os bancos unificaram o discurso e negaram a alta dos juros. Tanto o Banco do Brasil quanto a Caixa e o HSBC atribuíram as taxas maiores divulgadas pelo BC à mudança no perfil da clientela. Como, nos últimos meses, conquistaram novos clientes, que têm perfil mais arriscado, os juros pagos por eles são mais elevados, puxando a média para cima.

Nenhum comentário: