sexta-feira, 19 de março de 2010

BB apropria-se do superávit
da Previ para aumentar lucro
.
A Resolução 26 do Conselho de Gestão de Previdência Complementar (CGPC) permite que as empresas patrocinadoras de Fundos de Pensão apropriem em seus balanços parte dos Superávits dessas instituições. E o Banco do Brasil, mais uma vez, se utilizou desse artifício para aumentar seu lucro, se apropriando de parte do superávit do Plano 1 da Previ.
O BB divulgou recentemente seu resultado financeiro, referente ao exercício de 2009, apresentando um lucro recorde de mais de R$10 bilhões, sendo que neste montante estão mais de R$ 3 bilhões contabilizados a título de lucro.
Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe, José Souza, não houve decisão das instâncias do Fundo de Pensão. O BB contabilizou o valor unilateralmente. Existe ação na Justiça questionando a Resolução 26 da CGPC que permite tal artifício. Na verdade o BB se antecipa, contabilizando em seu favor o Superávit do Plano 1. Originalmente, os superávits dos Fundos de Pensão se destinam a reduzir contribuições e a melhorar benefícios participantes.
"Desde 2008 que tanto os funcionários quanto o BB não pagam mais as contribuições mensais. Mas o BB tem ido bem mais além e já se apropriou de R$ 8 bilhões. A primeira vez ocorreu no ano passado, quando o banco contabilizou R$ 5,1 bilhões de lucro", informa Souza.
"E segue a máxima de Luiz Gonzaga: "Uma pra mim, uma pra mim, uma pra tu, outra pra mim. Uma pra mim, outra pra tu, uma pra mim, outra pra mim...", critica o presidente do Sindicato.
SEEB SE

Nenhum comentário: