quarta-feira, 3 de março de 2010

Demissão é principal causa das filas
.
Os bancos adoraram a algum tempo nova prática para aumentar os lucros, explorar os funcionários e precarizar o atendimento. Demitem e substituem a mão de obra dos empregados por máquinas de auto-atendimento.
No ano passado, foram fechados 702 postos de trabalho na Bahia. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).A nova prática substitui o trabalho do bancário pelo do cliente e aumenta, consideravelmente, as filas nas agências.
Com a obrigatoriedade do cumprimento da Lei dos 15 minutos os bancos terão de ampliar a mão de obra para garantir atendimento eficiente.
O Sindicato dos Bancários da Bahia está atento à situação. Os diretores da entidade acompanham de perto o cumprimento da medida e agindo como agentes fiscalizadores. No entanto, é preciso o apoio da população.
Quando o cliente passar mais de 15 minutos na fila deve fazer denuncia junto à Prefeitura da cidade ou no Ministério Público. Para o Sindicato da Bahia é importante também a fiscalização por parte da administração municipal.

Nenhum comentário: