quarta-feira, 3 de março de 2010

Governo e Banco da Amazônia
firmam Protocolo na FIEAM
Mais de 700 milhões em crédito
serão financiados pelo Banco em 2010
.
O governador do Estado, Eduardo Braga, e o Presidente do Banco da Amazônia Abdias José de Sousa Junior, reuniram-se na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), para firmarem o protocolo de intenções entre o Banco da Amazônia e o Governo do Estado do Amazonas que visa o desenvolvimento de ações para o fortalecimento da economia local.
Abdias Júnior apresentou as perspectivas de negócios sustentáveis para a Amazônia em 2010 que prevê investimento de R$700 milhões, nas categorias de créditos de fomento e
comercial. Diversos segmentos da economia podem se beneficiar do crédito. Para a agricultura familiar estão previstos 50 milhões, já para as micro e pequenas empresas o montante é de 30 milhões. Segundo o presidente do banco, até o fim do ano mais 3
agências do Banco da Amazônia serão inauguradas: Manaus, Tefé e Manacapuru “Queremos chegar com o crédito em 100% dos municípios”, disse.
Os segmentos industriais (metalurgia e químico), de entretenimento, construção civil, hotelaria, beneficiamento de frutas e polpas e saúde estão no foco dos créditos do Banco, comentou Abdias.
O governador avaliou a atuação do Banco da Amazônia como detentor de um papel extraordinário na alavancagem da economia do Amazonas, priorizando aqueles empresários que mais precisam. Braga acrescentou ainda a necessidade de o Banco investir no crédito para o setor privado da saúde, visto que o Polo Industrial de Manaus (PIM) possui uma grande demanda de trabalhadores que utilizam essas empresas.
A valorização e incentivo dos negócios administrados pelas mulheres, principalmente nos segmentos da agricultura familiar e das micro e pequenas empresas foi reconhecida como importante pelo governador.
.
Banco da Amazônia firma convênio com o Sebrae
para capacitação de 6.174 empresários do Norte
.
O Banco da Amazônia e o Sebrae - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas firmaram convênio de Cooperação Técnica para qualificar e ampliar o acesso a crédito das micro, pequenas empresas e empreendedores individuais na região da Amazônia Legal. Uma das metas da parceria é capacitar 6.174 empresários da região em quatro cursos gerenciais.
O convênio foi formalizado pelo presidente do Banco da Amazônia, Abidias Junior, e o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, em Brasília, durante a 167ª Reunião da diretoria da Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (ABDE).
De acordo com Abidias Junior, o Banco da Amazônia tem sido um parceiro das micro e pequenas empresas, a exemplo da criação de linhas de crédito específicas para esse público, como Amazônia Giro MPE. “Com apoio do Sebrae, via convênio, vamos qualificar os projetistas e alavancar com qualidade a carteira voltada ao segmento”, afirmou.
“A revolução econômica só vai acontecer com investimento em educação. Diante disso, o Sebrae permanecerá apoiando parcerias que ajudam a potencializar a gestão e o acesso das micro e pequenas empresas ao crédito”, afirmou o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto.
O convênio com o Sebrae prevê, em dois anos, reunir 12.039 empresários em 134 seminários com foco na disseminação das linhas do Banco da Amazônia na região Norte e palestras de orientação; capacitar 6.174 empresários em quatro cursos de gestão empresarial e capacitar 110 projetistas. Além disso,190 consultores do Sebrae deverão receber informações sobre as linhas de crédito oferecidas pelo Banco da Amazônia na Região Norte.

Nenhum comentário: