sexta-feira, 26 de junho de 2009

II Encontro Nacional de Juventude resgata
histórico de luta da categoria bancária



O II Encontro Nacional da Juventude do Ramo Financeiro - Democracia, Luta e Participação, realizado na sede da Contraf-CUT, contou nesta semana com a participação de Jacy Afonso de Melo, tesoureiro da CUT Nacional, e Juvândia Moreira Leite, secretária geral do Sindicato dos Bancários de São Paulo, abordando o tema das Greves e Conquistas Históricas da Categoria.
A importância de resgatar cotidianamente a nossa história, repleta de conquistas, celebrada com uma convenção coletiva em âmbito nacional, foi destacada por ambos os palestrantes como fundamental para a nova geração de sindicalistas que formarão o movimento sindical do futuro. Jacy Afonso ressaltou que a categoria bancária teve inúmeras conquistas no campo coletivo, como nenhuma outra conseguiu.
"Devemos ter muito orgulho de nossa categoria e do nosso sindicato. Somos os únicos a ter um acordo coletivo nacional, considerando a diversidade de empresas que temos no setor privado e público, seja em Roraima ou no Rio Grande do Sul", exemplifica Jacy. "Somos referencia para outras categorias", diz.O tesoureiro Nacional da CUT ainda mencionou a importância de dialogar com a categoria para compreender que um mesmo piso salarial, vale-alimentação, auxílio creche e demais benefícios não são direitos dados pelas empresas e sim conquistas da categoria.
"Temos que deixar claro que isso não é uma dádiva da empresa. É fruto de luta do movimento sindical. Não são direitos e sim conquistas. E para isso, em muitos os casos, ocorreram demissões, até mesmo a morte de companheiros para que tudo isso se concretizasse", fiz Jacy. Para Juvândia Moreira, este é um dos desafios da juventude sindicalista da CUT. Desvendar os meios de maior eficácia para dialogar com os jovens bancários.
"Os empregados ingressam no banco com um piso salarial e outros benefícios sem a compreensão de que tudo isso é parte de um processo de luta. Mas é papel do movimento sindical deixar claro a que tudo isso se refere, já que não aprendemos mesmo sobre o sindicalismo em lugar nenhum, seja na escola, faculdade etc.", afirma Juvândia Moreira.
.
Fetec/CN e Sindicatos definem defesa
das ações de cooperativas no TRT de MT
Dirigentes sindicais da Fetec/Centro Norte e dos Sindicatos dos Bancários de Mato Grosso e de Rondonópolis-MT, estiveram reunidos nesta semana para deliberar sobre as ações de consignação em pagamento promovidas pelo segmento de cooperativas de crédito em todo o Estado de Mato Grosso, que hoje somam mais de 30 ações na Justiça do Trabalho.
As ações promovidas pelos vários segmentos patronais de cooperativas de créditos no Estado de Mato Grosso, tem como objetivo discutir a quem creditar a contribuição sindical, por não reconhecerem o movimento sindical dos Trabalhadores no Sistema Financeiro como representantes dessa categoria. O segmento patronal das cooperativas de crédito, articulados nacionalmente, nega a representatividade dos trabalhadores deste segmento aos sindicatos dos bancários e do ramo financeiro.
"O que temos visto é que os patrões criam federações e sindicatos de cooperativas de fachadas, com o objetivo de fraudar direitos dos trabalhadores", destacou o Secretário Jurídico do Seeb/Mato Grosso, Eduardo Alencar.

Movimento dos empregados da Caixa
prepara Dia Nacional de Luta por um PCC digno

Vem aí o Dia Nacional de Luta por um PCC digno, sem distorções nem injustiças, conforme deliberação aprovada por plenária nacional realizada em São Paulo (SP), em 16 de junho.

A mobilização acontece no próximo dia 8 de julho, quando os trabalhadores da empresa vão protestar contra mudanças recentes e unilaterais em normativos relativos a cargos e atribuições (RH 060), processos seletivos (RH 040), exercício de cargos em comissão (RH 022) e cargos efetivos (RH 175).
Focada em grandes temas, a proposta de PCC aprovada pela plenária nacional prevê a valorização das funções e de suas comissões, a extinção do Complemento Temporário Variável de Ajuste de Mercado (CTVA) e a criação de Ajuste de Remuneração de Função (ARF), entre outras proposições. No PCC defendido pelos empregados, a jornada de trabalho é de seis horas para todos os cargos e funções, com a adoção dos valores de jornada de oito horas.
Não é permitido qualquer tipo de discriminação em relação aos empregados que permanecem no REG/Replan não-saldado, ou no antigo PCS, ou que tenham ações judiciais contra a Caixa. O relatório completo com as deliberações da plenária nacional dos empregados da Caixa, incluindo as 114 sugestões enviadas por bancários de todo o país, que foram sintetizadas pelo GT/PCC a partir de 1.480 contribuições, está disponível no portal www.fenae.org.br – seção “CEE/Caixa, item “Assuntos em discussão”.
Fome de Justiça
Ações da campanha por tíquete na aposentadoria serão intensificadas até o dia 30 de junho. "Fome de Justiça - Tíquete na Aposentadoria" reivindica pagamento do auxílio-alimentação a todos que ingressaram na Caixa até 8 de fevereiro de 1995.
.
Mais empregados para a Caixa
A Caixa prorroga o concurso de 2008. Campanha “Mais empregados para a Caixa - Mais Caixa para o Brasil” exige contratação imediata para suprir carência das unidades. Acesse o portal www.fenae.org.br e subscreva abaixo-assinado da mobilização por mais contratação de empregados até o dia 30 de junho.

Nenhum comentário: