sábado, 29 de agosto de 2009

Câmara debate com sindicalistas
e empresários redução da jornada
Sindicalistas e empresários ocupam os corredores da Câmara para participar, de debate com os parlamentares sobre a proposta que reduz de 44 para horas a jornada semanal de trabalho sem diminuição de salário.
O assunto é objeto de uma proposta de emenda à Constituição (PEC 231/95), aprovada em comissão especial e que aguarda a análise do Plenário.
A mudança é defendida pelas centrais sindicais, que estimam que a nova carga poderá criar até 2,2 milhões de empregos com carteira assinada em todo o país.
Os representantes dos trabalhadores argumentam que, com as novas tecnologias, boa parte dos empregados produz mais do que anteriormente sem ter uma compensação financeira para isso.
Os defensores da jornada também recorrem a um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que aponta que 36,4% dos trabalhadores brasileiros trabalham mais de 45 horas por semana.
No ano passado, as centrais entregaram ao então presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), um abaixo-assinado com o apoio de 1,5 milhão de pessoas pela redução da jornada.O empresariado, no entanto, resiste à mudança, alegando que a diminuição da carga provocará uma série de demissões.
No mês passado, entidades patronais pediram sem sucesso ao atual presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), o adiamento do debate convocado para hoje.A PEC 231/95 é relatada pelo deputado Vicentinho (PT-SP), ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores, que deu parecer favorável à proposição e incluiu a elevação do valor da hora extra para 75% sobre o da hora normal.
Ainda não há previsão de quando a proposta será votada pelo Plenário. Por se tratar de emenda constitucional, o texto precisará do apoio de 308 dos 513 deputados, em dois turnos de votação. Fonte: Congresso em foco.
Polícia procura quadrilha que
tentou arrombar um banco
..
ARAME - A polícia continua as buscas a uma quadrilha que tentou, na madrugada deste sábado, arrombar a agência do Bradesco em Arame, a 476 quilômetros da capital. No momento da ação, os bandidos foram flagrados por policiais que passavam no local.
Na fuga, os assaltantes abandonaram maçaricos e ferramentas que seriam usados para abrir o cofre da agência. (TV Mirante)
.
Conheça as mudanças que vão reduzir
a necessidade de guardar contas
.
Empresas terão que enviar declaração anual de quitação de débitos.
.
Serviço da Febraban vai substituir boletos por documento eletrônico.
.
Duas novidades devem reduzir consideravelmente a quantidade de papéis que os brasileiros são obrigados a juntar em casa.
Hoje, os consumidores são obrigados manter guardadas as contas pagas nos últimos cinco anos – o que pode resultar em montanhas de recibos.
A partir do próximo ano, no entanto, uma lei vai obrigar as prestadoras de serviço, como fornecedoras de energia elétrica e de água, empresas de telefonia e de TV a cabo a enviar aos clientes uma declaração anual de quitação de débitos.
Esse papel vai atestar que o consumidor pagou àquela prestadora todas as contas devidas no ano anterior, e vai permitir colocar no lixo os recibos de todos os meses correspondentes. (G1)

Nenhum comentário: